Games

Review: SimCity 5

O clássico e popular game “SimCity” está de volta para alegrar todos os fãs da série, agora totalmente em português brasileiro e com novos gráficos fantásticos. O novo game da empresa Maxis em parceria com a EA (Eletronic Arts) tenta superar os diversos problemas ou bugs de seu antecessor lançamento e resgatar o prestígio do gênero que fez um enorme sucesso na década de 90.

Review do novo SimCity
Fonte da imagem: VideoGamer Portugal

O jogo não conta com uma história em sí, mas sim objetivos quase sempre muito parecidos, criando uma espécie de roteiro pré-programado de ações intercaladas. Dentre essas ações, algumas mais se destacam por conceitos bem atuais, como por exemplo, as cidades sustentáveis, que visam a preservação ambiental, orientações sobre o nível de poluição e forma organizada de projetar a rede de esgoto são uma das diversas questões ecológicas do game.

A forma acelerada (modo rápido de jogo) com que as cidades são urbanizadas também não deixa de ser uma leve crítica aos grandes centros urbanos do game. Basta organizar a sua área – residencial; empresarial ou industrial, para que as residências cresçam rapidamente, prédios e fábricas sejam construídos de um dia para o outro, algo que não acontecia de modo algum com tamanha rapidez em títulos anteriores da série do SimCity.

Review do novo SimCity
Fonte da imagem: VideoGamer Portugal

No novo SimCity o jogador conta com um vasto conjunto de estratégias para atingir os objetivos de construir, evoluir e conectar sua cidade com seus vizinhos. Se você curte desafios, procure por uma região repleta de falhas geológicas na hora de escolher um mapa, como montanhas e pequenos lagos. Mais caso você prefira mais facilidade no game, um terreno plano será a melhor escolha.

Review do novo SimCity
Fonte da imagem: Digital Trends

O principal contra do game é que infelizmente possuí uma pratica de haver a necessidade de conexão constante com os servidores do game. Essa medida ficou popularmente conhecida no game Diablo 3, no qual a obrigatoriedade é útil, pois seu avanço sempre ficará armazenado em nuvem e você poderá jogar com seu personagem em qualquer PC conectado e com o game instalado.

Porém, no novo SimCity a ideia proposta não se deu muito bem, para começar pelos problemas envolvendo os servidores do game. Nos primeiros dias após o lançamento oficial do game era praticamente impossível iniciar ou salvar o jogo, o que deixou milhões de jogadores frustados com o mal serviço prestado pela Eletronic Arts (EA).

Tirando os problemas com os servidores do game, outro grande problema é a limitação da banda larga de algumas regiões, como por exemplo aqui no Brasil. O resultado é a perda de conexão ou lentidão no tempo de resposta do jogo, que possui inúmeros elementos a serem armazenados, como mudanças nos cenários e estatísticas do mesmo.

A conclusão que conseguir tirar do novo SimCity é que, trouxe gráficos incríveis e um alto nível de realismo na administração das cidades, abordando os problemas ambientais, além de desafios de grande e pequena escala. O belíssimo visual também é um forte ponto positivo. E o ponto negativo é que, infelizmente a necessidade de conexão constante com a internet acaba afastando muitos jogadores do game, principalmente aqueles que não possuem uma banda larga de qualidade, ainda mais aqui no Brasil.

Nossa Opinião
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Interface - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 10/10
    10/10
  • Desempenho - 10/10
    10/10
  • Funcionalidades - 10/10
    10/10

Conclusão

SimCity 5 Digital Edition é uma continuação do não muito favorecido "SimCity Sociedades". Houve várias melhoras em diversos aspectos, a começar pela qualidade gráfica em 3D, que apresenta incríveis inovações e aprimoramentos que faz o jogador (gamer) virar um verdadeiro "fã" da série.

Além disso, temos ainda alguns problemas quando falamos do game, primeiramente pelo "congestionamento" nos servidores, em segundo lugar a obrigatoriedade de estar conectado a internet para jogar o game - atualização 10/05/2014: em breve vão lançar a versão off-line.

Agora, quando falamos de pontos positivos, temos algumas melhorias e novidades para comemorar, o realismo é um dos principais fatores elogiados para essa nova franquia, outra grande melhoria são os novos recursos adicionados. Assim como no bom e tradicional "SimCity 4" a Maxis e EA, decidiram continuar a "conexão com cidades", algo que por algum motivo foi "desativado" do SimCity Sociedades, o que decepcionou muito os fãs, que optaram por continuar no SimCity 4.

No Brasil, o SimCity 5 (2013) Digital Edition está custando R$ 99,90. Vale a pena? Sim, o problema que alguns usuários reclamavam era o "congestionamento" dos servidores, algo que acredito eu que a EA e a Maxis devam resolver bem em breve.

9.8/10

E você, já testou o game? Compartilhe sua opinião com o público através dos comentários!

Games
@juanofsouza

Tenho 19 anos, Fundador & CEO do TFX Startup International, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Games:

Xbox Game Pass é repaginado completamente. Confira!

Juan de Souza01/08/2018

Vale a pena jogar o No Man’s Sky Next?

Juan de Souza29/07/2018

O que achamos do Nintendo Switch? Vale a pena?

Juan de Souza19/07/2018

Curiosidades em Crash Bandicoot que você não sabia!

Juan de Souza02/07/2018

Curiosidades em Uncharted que talvez não tenha visto!

Juan de Souza06/06/2018

Review: Super Lucky’s Tale

Juan de Souza25/01/2018