Android

Review: Samsung Galaxy Note 10.1

O Samsung Galaxy Note 10.1 é bastante conhecido mundialmente como um dispositivo completo de funcionalidades inovadoras e com desempenho espetacular. Sem dúvidas, o aparelho é bastante caprichado, ele conta com recursos nunca antes vistos em um tablet (isto mesmo!), as especificações técnicas do aparelho são muito boas permitindo rodar qualquer aplicativo existente na Play Store que necessitem ao máximo o Android.

Samsung Galaxy Note 10.1
Fonte da imagem: TFX

Design

Neste aspecto o Samsung Galaxy Note 10.1 tem um design muito bonito, lembrando bastante a linha que a Samsung tem seguido com seus smartphones desde o lançamento do Samsung Galaxy S3.

O aparelho conta com as bordas arredondadas prateadas e os alto-falantes bem projetados, de um modo geral o tablet é um aparelho daqueles que tiram elogios imediatos de quem o vê. A parte traseira é tem um acabamento muito elegante, tornando o tablet mais bonito.

Sistema Operacional

Neste caso vale lembrar que o Android é modificado pela Samsung por incrível que parece não é um dos grandes pontos negativos do aparelho. Em nossos testes, o tablet se comportou muito bem, apresentando total fluidez.

Por mais incrível que pareça o tablet não apresentou nenhum engasgo durante os nossos testes. Vale lembrar que o aparelho vem com o Android 4.1.2 (modificado).

S Pen

Samsung Galaxy Note 10.1 - S Pen
Fonte da imagem: TFX

A caneta S Pen que acompanha o tablet é considerada pela Samsung como inovadora e responsável por um funcionamento espetacular. O principal contra da caneta é que, o seu encaixe dela no tablet só é possível guardá-la em uma posição, obrigando o usuário a virar o tablet para acertar a entrada da S Pen.

Desempenho

O desempenho do Samsung Galaxy Note 10.1 não irá decepcionar o usuário, dificilmente você perceberá travamentos graves ou lerdeza ao abrir os aplicativos. Entretanto, se você utilizar outro tablet top de linha, como por exemplo o iPad 4, você perceberá um funcionamento muito mais fluido e confortável em comparação ao tablet da Samsung.

Câmera

Samsung Galaxy Note 10.1 - Parte traseira do tablet
Fonte da imagem: TFX

Quem procura uma câmera muito boa poderá se adorar o Samsung Galaxy Note 10.1 Nos nossos testes, fizemos fotos em ambientes bem iluminados, nestes ambientes a foto saiu perfeita, porém sem o cenário adequado cria algumas imagens muito granuladas e sem muita definição de cores vivas como a Samsung promete.

Bateria

O tablet conta com 7000 mAh de bateria, em nossos testes com uso intenso de jogos, aplicativos, vídeos e internet, ele consegue durar mais de 6 horas ligado no 3G e 15 horas ligado no Wi-Fi. Vale lembrar que, a fabricante promete cerca de 30 horas sem recarregar.

Especificações Técnicas

  • Tela: 10.1 polegadas
  • Sistema: Android 4.1.2
  • Peso: 600 gramas
  • Rede: Wi-Fi e 3G (versão)
  • Dimensões: 262 x 180 x 8.9 mm
  • Processador: Exynos 4412 quad-core 1.4 GHz Cortex-A9
  • Memória RAM: 2GB
  • Memória Interna: 16, 32 e 64 GB (expansível com cartão micro-SD de até 32 GB)
  • Flash: Sim
  • Câmera frontal: 2 MP
  • Câmera traseira: 5 MP
  • Bateria: 7000 mAh
  • Acessórios: Samsung Galaxy Note 10.1, Cabo USB, Carregador, Fones de Ouvido, Manuais e caneta S-Pen

Preço

A tão esperado deste review, o preço. Escolhemos a versão branca, com 16 GB, 3G + Wi-Fi. O valor em média da versão que escolhemos é de aproximadamente R$1.899 atualmente.

Vale a pena?

A resposta é clara, sim! Vale apena comprar o tablet, o seu custo-benefício é completamente abrangente de várias tarefas do seu dia-a-dia. O usuário que comprar o aparelho provavelmente terá um bom aproveitamento do dispositivo da Samsung.

Isto pelo fato do aparelho ter ótimas especificações técnicas e pela sua longa duração da bateria no seu dia-a-dia. É bom destacar também que o tablet pode durar um bom tempo nas mãos do usuário.

Nossa Opinião
  • Design - 8/10
    8/10
  • Usabilidade - 8/10
    8/10
  • Funcionalidades - 8/10
    8/10
  • Desempenho - 9/10
    9/10
  • Especificações Técnicas - 10/10
    10/10

Resumo

O tablet Galaxy Note 10.1 da Samsung foi lançado há algum tempo atrás, mais até hoje é um tablet considerável como razoável para várias tarefas realizadas. Em nossa análise (review), tivemos um desempenho satisfatório ao realizar das mais diversas e variadas tarefas do cotidiano.

Entretanto, em alguns aspectos o tablet deixou a desejar em comparação aos tablets concorrentes. O primeiro ponto "negativo" para o device vai para a bateria, que dura um bom tempo, só que quando você realizar a sua "recarga", pode ter certeza, vai levar horas e horas. Neste caso, chega ser até viável ativar o "Modo Avião" ou "Desligar" o tablet quando realizar o carregamento.

Outro ponto negativo vai para a S Pen - caneta na qual acompanha o tablet. A S Pen tem um problema que pode ser incomodo em alguns momentos, isto porque ela só se encaixa em "uma posição", fazendo com que as vezes (grande parte) você erre, sendo que poderia ser unificado para qualquer posição.

Ao utilizar o tablet por apenas 1 hora, você percebe (e como!) que ele esquenta muito - o mesmo caso do Galaxy S4 Mini, que pode ser outro incomodo quando você precisar utilizar o dispositivo por um período maior.

As Especificações Técnicas são ótimas! Entretanto, é incrível acreditar que somente os aplicativos da Samsung ocupam muito espaço e, de 2 GB de Memória RAM é utilizado 1,2 GB de Memória RAM só com esses aplicativos com qualidade duvidosa.

Vale a pena? Depende, se você precisar de um tablet que seja confortável por mais de uma hora, esqueça! Agora, se você for um usuário mais "casual", será uma excelente opção. Atualmente, no Brasil o tablet está custando R$ 1.899 em alguns varejos, podendo encontrar preços inferiores em determinados varejos.

8.6/10

E você? O que acha a respeito do tablet? Compartilhe a sua opinião conosco!

  • Um dos melhores tablet do mercado, na minha opinião.

Android
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Android:

Android N é revelado no Google I/O 2016

Juan de Souza18/05/2016

Samsung anuncia o Galaxy S7 e o Galaxy S7 edge

Juan de Souza21/02/2016

A fragmentação do Android é algo bom ou ruim?

Juan de Souza28/09/2015

Nvidia inicia recall emergencial para o tablet Nvidia Shield

Juan de Souza02/08/2015

Falha de segurança afeta 95% dos aparelhos Android

Juan de Souza28/07/2015

Apple revela: várias pessoas migraram do Android para o iOS

Juan de Souza22/07/2015