Nesta quarta-feira (02), foi publicada pela 1ª Vara Cível de São Paulo a decisão de que a rede social deveria se pronunciar em 48 horas sobre uma remoção de conteúdo determinada pela Justiça. Caso não faça como determinado, todos os servidores nacionais devem bloquear a rede social de Mark Zuckerberg.
Toda esta história começou porque a modelo Luize Altenhofen utilizou o Facebook para acusar um vizinho de ter batido em seu cachorro, e inclusive publicar fotos do mesmo. Inicialmente, o Facebook precisava retirar a publicação do ar, algo que não aconteceu como esperado.
O Facebook disse não ter feito o que a Justiça pediu pelo fato de não ter recebido as URLs necessárias que comprovem a difamação. Por outro lado, a decisão publicada ontem afirma que as URLs foram disponibilizadas ao Facebook. Entretanto, o Facebook diz que elas levam a diversas capturas de tela de notícias, e não à falsa acusação da modelo.
Atualização: Segundo o UOL, o Facebook Brasil afirma ter removido do ar os posts mencionados pela Justiça. (03/10/2013 – 20h00)
Fontes: UOL Tecnologia, Estadão
Facebook
Instagram
Twitter
Google+
YouTube
Podcast