
Tente imaginar comprando um novo carro, cuja próxima a parada para abastecer-lo será somente em 2113. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, uma empresa do Connecticut, ou seja, a Laser Power System, está desenvolvendo um sistema um tanto inovador de propulsão para automóveis, isto é, o tório (Th).
O elemento químico é conhecido como Th (Tório). Uma simples grama de Th equivale à energia produzida por 28 mil litros de gasolina, ou seja, seria possível manter um carro rodando por cem anos com apenas oito gramas de Th, é praticamente muito mais do que a vida útil de um próprio carro convencional.
O elemento foi descoberto em 1828 pelo químico sueco Jons Jakob Berzelius, que o batizou como “tório” em referência ao deus nórdico conhecido como “Thor”. O elemento é feito de um metal radioativo que está entre os elementos mais densos existentes e atualmente é utilizado apenas na fabricação de filamentos para lâmpadas incandescentes e vidros especiais.
Segundo a empresa responsável, este tipo de elemento químico (Th) também pode ser adotado em residências, ambientes de trabalho, demais tipos de transporte, equipamentos militares e até naves espaciais. E você, o que acha deste elemento químico? Compartilhe a sua opinião conosco!
Fonte: Estadão
Facebook
Instagram
Twitter
Google+
YouTube
Podcast