Dúvida

Dúvida: Como proteger minha conta do Facebook

Atualmente existem milhões de usuários cadastrados no Facebook. Com isso, é comum que as pessoas se preocupem com a sua privacidade e, infelizmente, também é constante vermos pessoas mencionando que sua conta foi roubada (invadida). Pensando nisso, resolvemos criar essa matéria com dicas para você tornar seu perfil mais seguro.

Aviso: Todas as dicas de segurança que serão listadas abaixo, são capazes de impedir qualquer tipo ou modo de invasão na rede social mais utilizada do Mundo. As mesmas poderão ser utilizadas em seu computador, no tablet, ou no smartphone. Confira:

1. Troque a sua Senha

Hoje em dia é muito importante manter as nossas senhas sempre atualizadas, com um período mínimo de 6 meses até 11 meses para se alterar novamente (recomendação de especialistas). Portanto, caso sua senha seja curta demais, simples de se descobrir, não pense duas vezes antes de mudar a sua senha, por questão de segurança.

2. Ative a Verificação por duas Etapas

Você alguma vez já deve ter ouvido falar neste recurso (provavelmente). Ele é capaz de identificar se o usuário está usando em um navegador salvo ou em um navegador que nunca você utilizou para acessar sua conta (inclui o IP).

Portanto, para ter acesso ao seu Facebook utilizando esse recurso, será necessário preencher o código de ativação enviado por SMS em seu smartphone, algo que traz até 6x mais segurança, porque os números gerados, são aleatórios.

Para ativar esse recurso, vá para “Configurações” -> “Segurança” -> “Notificações de login” -> marque a caixa correspondente à “Mensagem de texto/notificação Push” -> preencha a sua senha atual e, adicione o seu número com o DDD e clique em “Continuar”.

Após clicar no botão de confirmação, uma mensagem será enviada automaticamente para o seu telefone cadastrado. Portanto, preencha com o código enviado e posteriormente clique em “Salvar Alterações”.

Depois, vá para “Aprovações de login” e marque a caixa “Exigir um código de segurança para acessar minha conta a partir de navegadores desconhecidos”. Pronto!

3. Nunca utilize a mesma senha de outros serviços no Facebook!

Nesse ponto lembramos que é altamente importante saber que utilizar a mesma senha de outros serviços (como: Gmail, Outlook, Yahoo, Twitter, LinkedIn e etc) podem resultar em uma falha gravíssima de segurança. Isto porque se sua senha em outro serviço for descoberta, é bem provável que o hacker irá tentar entrar em seu Facebook!

Portanto, fica o alerta de utilizar senhas diferentes em todos os seus serviços on-line (incluindo letras maiúsculas, minúsculas, números, e caractere especial – ex: @,#,$,%). Seguindo essas dicas de senhas relevantes, pode ter absoluta certeza de que sua senha e sua conta estará altamente protegida contra hackers e outros tipos de ataques virtuais.

E você, o que acha das dicas de segurança acima? Compartilhe a sua opinião conosco!

Fonte: The Verge, TechTudo
Imagem: The Verge

Dúvida
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Dúvida:

Como economizar a bateria do seu iPhone?

Juan de Souza21/09/2017

Por que utilizar o “Modo Noturno”?

Juan de Souza08/08/2016

Dúvida: Como medir a temperatura do PC?

Juan de Souza17/02/2016

Dúvida: Qual a vida útil de um SSD?

Juan de Souza13/02/2016

Dúvida: Videogame realmente estraga a TV?

Juan de Souza29/01/2016

HD vs. SSD – Qual é a melhor opção?

Juan de Souza25/01/2016