Games

Review: Battlefield 4

Battlefield 4 é o mais novo segmento popular da série de jogos de tiro produzidos pela DICE e Eletronic Arts. Com o foco principal no aprimoramento de ideias e mecânicas vistas em Battlefield 3, o game sofre na parte gráfica em consoles mais antigos, mas se mantém forte pelo título de “FPS” mais aclamado entre os fãs. Confira o nosso review!

Battlefield 4 Review Xbox One
Fonte da imagem: Battlefied

Vamos começar falando do que todos os jogadores apreciam, o modo campanha. Em Battlefield 4, o modo campanha não deixa a desejar, cheia de cenas de ação e diversas explosões que complementam a emoção e realismo ainda mais no modo single player, na qual também mostra todos os comandos e possibilidades que o game tem a oferecer.

Durante o modo campanha, o jogador enfrentará várias situações de combate um tanto conhecidas, como tiroteios em espaços pequenos, uso de rifles de precisão, controle de barcos, helicópteros e outros diversos veículos.

Além do modo campanha, o game possui também um modo multiplayer, bem elogiado por sinal, com vários mapas e diversas opções de equipamentos com suporte para até 64 jogadores simultâneos. Isso de fato é um grande ponto positivo, pois hoje em dia, essa é a chave básica para um game FPS de sucesso no mercado de jogos.

Review Battlefield 4 PS4 pt BR
Fonte da imagem: Battlefied

Os ambientes (cenários) também são bem variados, isso se aplica desde tensas passagens noturnas até montes gelados e prédios caindo aos pedaços. Ao que podemos observar, todo o conteúdo foi cuidadosamente trabalhado para exibir as capacidades gráficas do game, que mostra nitidamente o nível de detalhamento gráfico que o game traz.

Como já era de se esperar, a modalidade online e o co-op em Battlefield 4, mostra o seu melhor. O soldado poderá optar entre uma enorme quantidade de modos de jogo, desde o simples Team Deathmatch, que coloca duas equipes se enfrentando, até os mais complexos Conquest e Domination, que requerem o trabalho em grupo das equipes.

Análise Battlefield 4 no Xbox One e PS4
Fonte da imagem: Battlefied

Algo ainda mais interessante, é o sistema de níveis, que premia o desempenho dos players com novas armas, camuflagens e equipamentos, como por exemplo, miras telescópicas, minas e lançadores de mísseis. Além de adicionarem uma enorme variedade de combinações, incentivam o gamer a buscar novas recompensas com frequência.

Os veículos são também armas para a destruição em massa de vários inimigos ao redor. Tanques de guerra, helicópteros e aviões caça são absolutamente letais, mas precisam de uma determinada experiência para serem manejados de forma correta, com o risco de se tornar uma presa bem fácil para soldados em terra armados de lançadores e minas.

A jogabilidade de Battlefield 4 foi praticamente mantida. Entretanto, isso não impediu o game de evoluir em alguns aspectos. Os soldados, por exemplo, estão mais rápidos e ágeis ao realizarem tarefas, como correr e saltar por obstáculos. A mira, parece rápida e precisa, mantendo uma boa sensação de controle sob a arma.

Análise Battlefield 4 Brasil
Fonte da imagem: Battlefied

Agora vamos falar sobre Gráficos. Os gráficos são sempre um ponto polêmico em games atuais, especialmente em comparações entre as versões para consoles e PC. Como esperado, os consoles de nova geração e o PC receberam um game com mais efeitos de luz e aprimoramentos, suportados pela placa de vídeo e os processadores modernos.

Agora, quando falamos no Battlefield 4 nas versões para Xbox 360 e PlayStation 3, infelizmente deixa muito a desejar. Isso porque com a idade avançada do hardware dos consoles anteriores, praticamente todos os momentos no game parece um tanto truncado e menos detalhado do que seu antecessor.

Agora, quando falamos do mesmo game em consoles de nova geração, como o Xbox One e PlayStation 4, a situação muda de figura (literalmente), isso porque ambos consoles já estão preparados para games ainda mais pesados do que Battlefield 4 nas configurações máximas possíveis (até o momento). Veja um vídeo comparando os gráficos:

Como você pode observar acima, serrilhado e texturas em baixa resolução tornam o Battlefield 4 uma experiência visual terrível, tanto no Xbox 360 quanto no PlayStation 3. Mas mesmo com um jogo recheado de problemas visuais, os fãs da franquia devem conseguir aproveitar o multiplayer sem maiores complicações.

Entretanto, os problemas considerados como mais graves parecem se concretizar com mais frequência no modo multiplayer. Na campanha para um jogador, mesmo nos consoles de antiga geração, o jogo parece um pouco mais bonito e detalhado, com efeitos e texturas bem significativas. Entretanto, é possível notar alguns “engasgos” nesse modo.

Battlefield 4 Pontos Positivos e Negativos
Fonte da imagem: Battlefied

Em termos de áudio, felizmente o game está bem acima do visual (e como!), assim como dos jogos da concorrência. Os sons produzidos pelo disparo das armas são retratados de forma extremamente fidelizada em Battlefield 4. É bem fácil distinguir os estouros acontecidos ao ar livre, ou uma enorme explosão.

Passos de soldados, barulho de veículos, e os sons dos cenários, como o balançar de árvores ou de chamas também são extremamente incríveis, imergindo o jogador na ação e tornando cada vez mais realista. Além do mais, vale a pena experimentar o modo multiplayer com fones de ouvido ou um Headset de qualidade para usufruir ao máximo.

Nossa Opinião
  • Gráficos - 8.4/10
    8.4/10
  • Interface - 8/10
    8/10
  • Jogabilidade - 9.1/10
    9.1/10
  • Desempenho - 10/10
    10/10
  • Funcionalidades - 9/10
    9/10

Conclusão

Battlefield 4 volta de vez com o objetivo de ocupar a posição que é sua. Mesmo com esses problemas em seu campo visual (gráfico), o jogo mantém o apelo forte com os fãs de FPS, mostrando uma jogabilidade equilibrada, ótima lista de mapas e uma variedade de opções de armas e equipamentos.

O preço no Brasil ainda é algo um pouco salgado, custando até R$ 249,90 para consoles, chega a ser um exagero por parte dos varejos cobrar esse valor. Pensando nisso, selecionamos os melhores varejos no Brasil com preços bem inferiores que chegam até R$ 179,90.

Para comprar, siga os links abaixo:

Americanas.com
Xbox 360, PS3 e Xbox One.
Submarino
Xbox 360, PS3, Xbox One e PS4.

8.9/10

E você, qual a sua opinião sobre o Battlefield 4? Compartilhe a sua opinião conosco!

Games
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Games:

Review: Uncharted: The Lost Legacy

Juan de Souza25/08/2017

Review: Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

Juan de Souza04/07/2017

Review: Carros 3: Correndo para Vencer

Juan de Souza22/06/2017

Os 8 bugs mais esquisitos da história dos games

Juan de Souza12/06/2017

Os maiores clássicos do Super Nintendo

Juan de Souza01/06/2017

The Legend of Zelda: veja as curiosidades

Juan de Souza19/05/2017