Microsoft

Microsoft anuncia o novo Windows 10

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (30) a próxima versão do Windows, que funcionará em vários dispositivos diferentes, de smartphones com telas menores a computadores com monitores gigantescos. Após o Windows 8, teremos o Windows… 10 (sim!). O anúncio foi feito por Terry Myerson, vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft.

Microsoft anuncia o Windows 10
Fonte da imagem: Microsoft

A ideia e foco principal da companhia é unificar cada vez mais os seus produtos, algo que vem sendo comentado há anos dentro da própria Microsoft. Agora que o Windows Phone e os computadores com Windows são compatíveis com os aplicativos universais, isto é, que executam no desktop.

Pensando nisso, a Microsoft concluiu que finalmente chegou a hora de unificar também a loja de aplicativos (Windows Store), no qual deverá fortalecer de maneira total o ecossistema da Microsoft. Em outras palavras, isso significa que a marca “Windows Phone” deixa de existir. Além do mais, os futuros smartphones rodarão Windows 10 adaptados para smartphone.

Windows 10 chega ao Brasil
Fonte da imagem: Microsoft

Para usuários do Windows na versão desktop, a principal novidade é a tão aguardada volta do menu Iniciar. Dessa vez, trata-se de um Menu que exibi os programas e aplicativos instalados no seu computador, composta de forma parcial por tradicionais Live Tiles, que exibem informações dinâmicas.

Além disso, os conhecidos aplicativos modernos presentes no Windows 8 e Windows 8.1, que antes eram exibidos em tela cheia, poderão ser executados normalmente em uma janela na área de trabalho, como um programa executável com o formato .exe convencional. Veja na imagem abaixo:

Aplicativos modernos do Windows 10
Fonte da imagem: Microsoft

O novo Windows 10 a partir de agora terá a capacidade de gerenciar múltiplas áreas de trabalho, como já existentes no Mac OS X e nas principais versões do Linux. Ao clicar no botão “novo” na barra de tarefas ou apenas deslizar o dedo a partir do lado esquerdo da tela, você verá o Task View, que exibirá miniaturas dos programas abertos com detalhes.

Task View Windows 10
Fonte da imagem: Microsoft

As demais novidades apresentadas no evento incluem: a possibilidade de colar texto com o comando Ctrl+V no Prompt de Comando, melhorias voltadas à ambientes corporativos, modo chamado de “Continuum”, na qual alterna entre os modos desktop e tablet de maneira prática, um recurso útil especialmente para tablets, como o Surface.

A nova versão do Windows será lançada oficialmente em 2015, após a conferência para desenvolvedores em abril, a Build, quando a companhia revelará detalhes sobre os aplicativos universais e compatibilidades. A Microsoft não divulgou ainda os preços do Windows 10, nem a política de update para quem já possui licenças de versões anteriores do Windows.

Windows 10 Devices
Fonte da imagem: Microsoft

Se você gostou das novidades anunciadas para o Windows 10, a versão de desenvolvimento do Windows, o tradicional Technical Preview, será liberada a partir desta quarta-feira (01/10) através desta página. Maiores informações relacionadas ao Windows 10 você encontra aqui em nosso site em breve! 🙂

Fonte: Microsoft

Microsoft
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Microsoft:

Microsoft anuncia compra do LinkedIn por US$ 26,2 bilhões

Juan de Souza13/06/2016

Tutorial: Instalar os Gadgets do Windows 7 no Windows 10

Juan de Souza15/05/2016

Tutorial: Como personalizar com cores o Windows 10

Juan de Souza08/05/2016

Memória RAM – Vale a pena fazer o upgrade?

Juan de Souza24/04/2016

Microsoft encerra produção do Xbox 360

Juan de Souza21/04/2016

Conheça a história por trás do wallpaper do Windows XP

Juan de Souza11/01/2016