Games

Review: Forza Horizon 2

A Playground Games juntou-se à Turn 10 e a Microsoft para lançar a tão aguardada sequência de Forza Horizon: uma série muito conhecida, que oferece aos jogadores um modo totalmente diferente de enfrentar as corridas num mundo aberto. Será que o novo Forza Horizon 2 cumpriu com todas as nossas expetativas? Descubra em nosso review!

Forza Horizon 2 Xbox One
Fonte da imagem: Microsoft Studios

Antes de mais nada, é inegável que a Turn 10 já tinha realizado um fantástico trabalho com a série Forza Horizon, que apesar de ter nascido ainda na geração passada do Xbox 360, acabou por revelar todo o seu grande potencial, tanto no Xbox 360 quanto no novo Xbox One.

A série em si, procurou sempre distinguir-se pelo modo como levava aos limites as competições e também a forma como os players conseguiam personalizar de forma divertida e complexa os mais variados aspetos e detalhes adicionais de seus veículos.

Pois bem, assim que iniciamos pela primeira vez o Forza Horizon 2, somos levados para um vídeo de introdução com imagens reais, onde ficamos desde o começo a perceber que o game se situa em um ambiente festivo, ou seja, aberto, onde todos se divertem e conduzem fantásticas máquinas.

Forza Horizon 2 Xbox One
Fonte da imagem: Microsoft Studios

O Forza Horizon 2 se passa na zona no sul da Europa, logo após o final da introdução, passamos para um pequeno percurso ao volante de uma Lamborghini Huracán, até chegarmos a primeiro corrida, onde tudo começa a ficar mais divertido.

Na verdade, não se trata exatamente de uma corrida, uma vez que não possuímos concorrentes diretos, nem tão pouco um tempo determinado para chegar ao destino final. Entretanto, quando nos deparamos ao volante de um carro destes, e vemos carros a circular e passar-nos ao nosso redor, não há como deixar de pisar o acelerador ao máximo.

Isso porque deixar para trás todos aqueles carros que nos aparecem à frente nos proporcionam uma experiência é fantástica de campeonato. Após chegamos ao destino final, veremos as explicações que surgem do Horizon, podemos selecionar entre alguns carros da mesma série, para participar numa competição oficial que varia de acordo com seu veículo.

Review Forza Horizon 2 Xbox One
Fonte da imagem: Microsoft Studios

Quando falamos em jogabilidade e a resposta dos veículos, Forza Horizon 2 se destaca novamente com tudo aquilo que já estão habituados na série Forza. A projeção é tão realista que, será necessário calcular o momento certo em que frear, o momento para tirar o pé do acelerador…

Com a finalidade de proporcionar ao jogador uma experiência única e divertida, a resposta de alguns dos veículos está diretamente relacionada com a máquina que estamos a conduzir (incluindo personalização). Carros clássicos de gama mais baixa ficam muito melhor à estrada do que carros mais potentes como os Lamborghini.

Review Forza Horizon 2 Xbox 360
Fonte da imagem: Microsoft Studios

Um dos pontos mais importantes, e que mais condiciona a forma como se joga o Forza Horizon 2, é aquilo que chamam de Drivatar. Mas afinal, qual a funcionalidade desse recurso? Bom, basicamente, isto faz com que a informação dos carros adversários (IA) seja baseada na forma de jogar de jogadores reais.

Em vez dos veículos controlados pela IA terem várias rotas e estilos de condução pré-estabelecidos, o jogo analisa a forma como os nossos amigos e jogadores por todo o mundo jogam, transmitindo essa forma de jogar para um Drivatar no nosso jogo.

Um dos aspetos interessantes, é que cada carro conta com nomes de outros jogadores existentes no Xbox Live. O mais fantástico é podermos contar com reações e momentos de condução inesperados e muito mais humanos por parte dos outros condutores.

São verdadeiros movimentos protagonizados por outros jogadores que permitem momentos de condução bem mais aleatórios do que aquelas que se podem encontrar numa IA clássica. Acima de tudo isso, consegue transmitir uma sensação muito ampla de competitividade e agressividade por parte dos outros condutores.

Análise Forza Horizon 2 no Xbox
Fonte da imagem: Microsoft Studios

Se você estiver interessado em saber que tipo de veículos pode comprar, o catálogo do jogo dispõe de mais de 200 veículos inicialmente, de múltiplas categorias e classes. Sem dúvida que não é um número muito impressionante, e a verdade é que já estão previstos novos carros através de DLCs.

Por falar em veículos, Forza Horizon 2 conta com imensas opções de personalização, tanto a nível exterior como o interior do mesmo. Forza Horizon 2 é algo verdadeiramente fantástico para todos os amantes de carteirinha de carros.

O número de opções de personalização existente também é muito impressionante, permitindo-os alterar coisas como o alinhamento das rodas, ângulo, molas, aerodinâmica, amortecedores e, na garagem, você pode adquirir um elevado número de melhorias, sejam a nível de válvulas, cilindrada e muito mais.

Xbox - Forza Horizon 2
Fonte da imagem: Microsoft Studios

A nível de detalhes visual de Forza Horizon 2 é, sem dúvida, fantástico. O título apresenta-se com uma resolução de 1080p (Full HD) em 60 fps. Em geral, as texturas apresentam uma grande qualidade, bem como os desenhos dos edifícios e outras estruturas presentes no mundo de Horizon 2.

Não é tudo visualmente perfeito, pois conseguimos ver em certos momentos texturas com pouca gama de detalhes (ou pixelados), em especial num modo de câmera específico, mas ainda assim são pequenos detalhes para toda a beleza proporcionada pelo game num índice total.

Xbox One - Forza Horizon 2 Análise
Fonte da imagem: Microsoft Studios

Todo os efeitos meteorológicos estão muito bem estruturados e misturados com o ciclo dia-noite e efeitos de luzes avançado. Esses são dos detalhes visuais mais espetaculares que podemos encontrar em qualquer jogo atualmente. O próprio detalhe, quando a chuva cai no vidro do carro, o brilho do asfalto, após cair a água… tudo isto está sendo representado de forma impressionante em Forza Horizon 2.

Quando nos referimos a trilha sonora, Forza Horizon 2 não deixa nada a desejar. Forza Horizon 2 conta com um acervo recheado de músicas eletrônicas e, curiosamente, uma estação de música clássica onde podem ouvir obras como as de Mozart.

Ao todo, são mais de 150 músicas divididas entre as várias rádios disponíveis – sim, é possível ouvir e trocar de estação rádio enquanto estamos a conduzir, com um simples clique no controle de seu Xbox 360 ou Xbox One. Confira um trailer oficial abaixo:

Nossa Opinião
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Interface - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 10/10
    10/10
  • Desempenho - 10/10
    10/10
  • Funcionalidades - 9.7/10
    9.7/10

Conclusão

Podemos dizer que Forza Horizon 2 cumpre com todas as expetativas e apresenta-se uma fantástica trilha sonora de várias bandas. Além disso, o game aproveita todas as novidades do novo Xbox One para criar um game fantástico a vários níveis e, acima de tudo, super divertido.

Se você procura um excelente game de corrida, Forza Horizon 2 é, neste momento, aquilo de melhor que podemos encontrar disponível no mercado, se não for o melhor. Sem dúvida alguma, vale a pena cada centavo investido pelo jogo.

Para comprar, clique em nossa loja abaixo:

9.9/10

E você, qual a sua opinião sobre o Forza Horizon 2? Compartilhe a sua opinião conosco!

Imagem: Xbox

Games
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Games:

Review: Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

Juan de Souza04/07/2017

Review: Carros 3: Correndo para Vencer

Juan de Souza22/06/2017

Os 8 bugs mais esquisitos da história dos games

Juan de Souza12/06/2017

Os maiores clássicos do Super Nintendo

Juan de Souza01/06/2017

The Legend of Zelda: veja as curiosidades

Juan de Souza19/05/2017

Nostalgia: Nintendo 64

Juan de Souza12/05/2017