Games

Review: Grand Theft Auto V

GTA 5 (GTA V) é o novo game da conhecida série de mundo aberto (SandBox) da Rockstar Games. De volta à cidade de Los Santos, mesma de GTA San Andreas, recheado de novidades, o game se firma como um dos melhores games de todos, tenho em vista que, também é o mais caro da história, com um custo estimado de US$ 266 milhões. Review em console de nova geração!

Análise GTA 5 para Xbox One
Fonte da imagem: Rockstar Games

Já se passam mais de seis anos desde o sucesso de lançamento do GTA IV. Ano passado (2013), o Grand Theft Auto 5 chegou inicialmente para o Xbox 360 e PlayStation 3 abusando das características que fizeram a fama da franquia e, principalmente, adicionando toneladas de novos elementos e conteúdo à consagrada fórmula de sucesso.

Análise GTA 5 no Xbox One e PS4Confira a diferença gráfica do GTA 5 no PlayStation 4
Vídeo compara a cidade de Los Angeles com a de Los Santos
Confira erros de física no GTA 5 que permitem manobras incríveis
Confira alguns bugs engraçados encontrados no GTA 5

Ao começar a jogar o game, os jogadores serão apresentados à principal alteração de mecânica, a inserção de três protagonistas. Michael, ex-assaltante de bancos, Trevor, psicopata, traficante de drogas e, Franklin, jovem integrante de uma gangue, se unem na organização e execução de diversos tipos de crimes e missões pela cidade de Los Santos.

Review GTA 5 no PS4
Fonte da imagem: Rockstar Games

O game ainda guarda bastante espaço para os tradicionais e bem recebidos dramas pessoais dos personagens, que rendem boas histórias e até mesmo algumas missões, como a missão que o personagem Michael sai para dar uma volta de bicicleta com o filho e termina envolvido em uma confusão em um barco.

Outro destaque fica para os roubos voltados a bancos e lojas, na qual precisam ser bem planejados e com antecedência. Através do planejamento, será possível recrutar ajudantes (que ficam com uma quantia do dinheiro) e escolher entre diferentes estratégias aplicadas.

Review GTA 5 Xbox One
Fonte da imagem: Rockstar Games

Em GTA 5, será bem comum observar que o game é o mais pesado e polêmico da série. A Rockstar Games parece ter se preocupado menos em tornar a experiência menos rude, partindo para um rumo ainda mais violento e direto. Tiros no rosto, tortura e cenas de inadequadas para menores de idade direcionam o game ainda mais para o público adulto.

A história se passa em Los Santos, uma versão fictícia e bonita de Los Angeles, na qual foi um palco do bem sucedido de GTA San Andreas, game da geração passada (2005). Apesar de conservar alguns pontos e estilo vistos em San Andreas, o mapa foi completamente remodelado, sendo o maior já visto em um game da Rockstar.

Review GTA 5 Primeira Pessoa
Fonte da imagem: Rockstar Games

Edifícios, rodovias, ruas, cruzamentos, zona rural, rios, cada parte da cidade foi construída com os mínimos detalhes e com total capricho. Em áreas nobres é fácil encontrar carros de luxo e pessoas bem vestidas, enquanto as zonas mais modestas (rurais) são habitadas por veículos antigos e até mesmo animais atravessando as ruas.

Alguns locais que fizeram sucessos em San Andreas continuam na cidade, só que parcialmente ou totalmente remodelado. O mais conhecido até o entanto é a famosa e adorada Groove Street, região habitada pelo protagonista CJ, em San Andreas.

Além disso, vários East Eggs foram muito bem implementados ao jogo, como os personagens de San Andreas passando de bicicleta ao chegar próximo da Groove Street em um horário específico. Há, inclusive, uma Wiki completa sobre os famosos East Eggs de GTA V.

O poder dos consoles de última geração significou não só o esperado aumento da qualidade visual, mas da atividade da cidade também, os carros em circulação, as pessoas ocupadas com as suas vidas, a caminhar em diferentes ritmos e com distintas preocupações aleatórias.

Os visuais estão ainda mais surpreendentes, principalmente em termos de magnitude, a distância que conseguimos visualizar os elementos, o comportamento da luz nas diferentes texturas, a forma como a sombras são refletidas e mudam de acordo com o movimento do sol e da nossa perspetiva.

Não posso dizer que tenha sido uma surpresa ou algo inédito, mas sim aliado ao comportamento do mundo totalmente envolvente, incita a chamada imersão, ou seja, é muito fácil se perder (no princípio) na cidade de Los Santos.

Review GTA V PlayStation 4
Fonte da imagem: USgamer

Grand Theft Auto V ganhou também uma grande variedade de veículos. Seguindo o padrão dos games da série, tratam-se de claras versões “similares” de grandes carros atuais, como por exemplo: Ferrari, Porsche, Audi, Mustang, entre outros. Geralmente, esses veículos aparecem no centro de Los Santos (Área Nobre).

Todos os veículos podem ser personalizados de seu jeito, com a adição de peças, pinturas diferenciadas e troca de rodas. Além disso, o respectivo desempenho dos veículos personalizados também é alterado, deixando-os mais rápidos e mais ágeis na hora de controlar.

Como no mapa do game, os veículos estão também surpreendentemente bem acabados, cheios de reflexos e detalhes como arranhões, amassados e até mesmo partes faltando. Ao que observamos, os carros de GTA V suportam muito mais batidas do que no GTA IV, evitando a tarefa clássica de ficar alterando de veículo constantemente.

Review GTA V PlayStation 4
Fonte da imagem: Rockstar Games

A Rockstar se apropriou de recursos muito bem sucedidos de outros games lançados pela empresa, como por exemplo, o adorado sistema de mira de Max Payne 3, que torna o tiroteio bem mais preciso e, ao mesmo tempo, divertido. As novidades deixam a experiência bem mais completa e bem acabada.

Agora, quando se trata em jogabilidade, podemos dizer que em GTA 5 existe mudanças significativas no controle dos automóveis, que ficou ainda mais fácil, porém menos realista. Aparentemente, a direção está mais ágil e rápida, permitindo curvas fechadas de última hora.

A diferença entre veículos de pequeno e grande porte também foi remodelado, tanto que, o peso influencia a direção e faz com que o controle vibre, que faz um belo trabalho simulando os desníveis do asfalto.

Análise GTA V Nova Geração
Fonte da imagem: Rockstar Games

O áudio se mantém com uma qualidade incrível. GTA 5 conta com uma dublagem de primeiríssimo nível, trilha sonora com mais de 150 músicas de diversas épocas e as impagáveis rádios (literalmente), que dão vida ao game com noticiários e programas de auditório, além das últimas de Los Santos, incluindo os crimes cometidos pelo trio.

Além disso, é a primeira vez que um game da Rockstar chega totalmente legendado para o português brasileiro. As falas são todas bem traduzidas, emulando o estilo característico de cada um dos personagens. Entretanto, não estão livres de pequenos erros e alguns exageros, tanto no estilo quanto no peso das traduções (com muitos palavrões).

Review GTA V Xbox One
Fonte da imagem: Rockstar Games

Sem dúvida alguma, R$ 199 no game valem cada centavo. Isso porque, não estamos falando de um título qualquer que vai se esgotar em apenas algumas horas. Fato é que, na cidade de Los Santos você vai poder aproveitar ao máximo tudo o que ela tem a oferecer e, é claro, vai exigir muito, mas muito tempo mesmo. Boa Diversão! 🙂

Nossa Opinião
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Interface - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 10/10
    10/10
  • Desempenho - 10/10
    10/10
  • Funcionalidades - 10/10
    10/10

Conclusão

Grand Theft Auto V chega oficialmente para os consoles de antiga e nova geração para assumir o importante papel de um dos melhores jogos da geração. Não há dúvidas de que o GTA 5 é o game mais complexo em vários aspectos criados até hoje.

O grande índice de "elogios" ao game é pelo seu enredo de qualidade, jogabilidade perfeita e ao mesmo tempo divertida, gráficos impressionantes e uma infinidade de diversão opcional, como armas, carros, aeronaves e esportes.

Em palavras mais curtas, o novo game da série é praticamente incomparável nos quesitos de conteúdo e qualidade em geral. Isso mostra uma prova bem completa da excelência e competência da Rockstar Games, dona de mais um clássico instantâneo, que continuará sendo muito bem visto.

Para comprar, clique em nossa loja abaixo:

10/10

E você, qual a sua opinião sobre o GTA 5? Compartilhe a sua opinião conosco!

  • Sem sombra de dúvidas a Rockstar Games, deu uma certa atenção ao jogo, e digo que valeu a pena, um dos mais vendidos, creio eu, até hoje.

Games
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma empresa com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Games:

Review: Carros 3: Correndo para Vencer

Juan de Souza22/06/2017

Os 8 bugs mais esquisitos da história dos games

Juan de Souza12/06/2017

Os maiores clássicos do Super Nintendo

Juan de Souza01/06/2017

The Legend of Zelda: veja as curiosidades

Juan de Souza19/05/2017

Nostalgia: Nintendo 64

Juan de Souza12/05/2017

Review: Slime Rancher

Juan de Souza08/05/2017