Android

Biometria do Galaxy S5 é insegura, afirma um estudo

Há algum tempo o recurso biométrico já está integrado em alguns dispositivos. Entretanto, o que acontece se as informações das impressões digitais não estiverem bem criptografados? É essa a situação do Galaxy S5 e de “outros aparelhos Android não nominados“, de acordo com uma pesquisa da empresa de segurança FireEye.

Segundo FireEye, a proteção das informações biométricas é ineficaz e criminosos podem capturar essas informações de uma forma diferente da tradicional, acessando dados antes que ela passe do aparelho à área protegida do sistema operacional. Isso permite que hackers criem cópias das impressões digitais para o uso em diversos ataques.

Aparentemente, esse problema mencionado só atinge aparelhos com sistema operacional Android abaixo da versão 5.0. A partir do Android 5.0 Lollipop, essa brecha de segurança é corrigida — ou seja, mantenha sempre o dispositivo atualizado, na medida do possível, para evitar esse e outros problemas.

A FireEye afirma o seguinte:

“Se o hacker pode quebrar o kernel (núcleo OS do Android), apesar de não conseguir acessar os dados biométricos armazenado na zona segura, ele pode ler diretamente o sensor de impressão digital a qualquer momento. Com isso, você pode pegar os dados e, a partir dele, gerar a imagem das digitais. Depois, é possível fazer o que quiser”.

A FireEye ainda alega que já entrou em contato com Samsung, mas ainda não obteve uma resposta da fabricante a respeito dos problemas reportados recentemente.

Fonte: Forbes
Imagem: 3G Photos

Android
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma startup com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Android:

Android N é revelado no Google I/O 2016

Juan de Souza18/05/2016

Samsung anuncia o Galaxy S7 e o Galaxy S7 edge

Juan de Souza21/02/2016

A fragmentação do Android é algo bom ou ruim?

Juan de Souza28/09/2015

Nvidia inicia recall emergencial para o tablet Nvidia Shield

Juan de Souza02/08/2015

Falha de segurança afeta 95% dos aparelhos Android

Juan de Souza28/07/2015

Apple revela: várias pessoas migraram do Android para o iOS

Juan de Souza22/07/2015