Internet

Deputados aprovam aumento ainda maior de impostos

Recentemente, a Apple realizou um reajuste aumentando ainda mais os preços de Macs no Brasil. Entretanto, a situação poderá ficar ainda mais crítica para todos os fãs da companhia. Dessa vez, os nossos deputados aprovaram (323 a favor; contra 125) o texto base da medida provisória “668”, no qual aumenta ainda mais os impostos sobre os produtos importados – o que inclui também os aparelhos eletrônicos.

Antes da nova medida entrar em vigor, será necessário o Senado votar e sacramentar o novo aumento, mas tudo indique que essa medida (que faz parte do ajuste fiscal do governo para aumentar a arrecadação) vai entrar em vigor em um futuro não muito distante do nosso presente.

Se tudo der certo, a alíquota do tradicional PIS-Pasep para a entrada de bens importados no país passará de 1,6% para 2,1%; já o Cofins passará de 7,6% para 9,6%. Em outras palavras, os impostos absurdos que nós já pagamos ainda não são suficientes para pagar toda a robalheira alheia. Para completar, chega a ser cômico justificar esse novo aumento como sendo para proteger a indústria nacional.

Por outro lado, existem alguns aparelhos que estão com a alíquota de PIS e Cofins zerada, beneficiados pela Lei do Bem. Entretanto, isso é válido apenas para aparelhos (incluindo o iPhone 5c) e produtos produzidos no Brasil, custando até R$ 1.500, além de contar com o pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no país.

Fonte: G1

  • Sonia Maria Custodio dos Santos

    É Juan, infelizmente o que o seu expõe é uma dura realidade e, concordo com você quando diz: “seria cômico se não fosse trágico”, até porque a indústria nacional mais do que um pseudo protecionismo, precisa mesmo é de incentivos tais como: um programa sério para a qualificação dos seus empregados. Parabéns pelo artigo e pela lucidez da análise da situação.

Internet
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Internet:

Filmes que todo empreendedor deveria assistir no Netflix

Juan de Souza14/08/2016

Como compartilhar a internet via Wi-Fi no Windows 10

Juan de Souza30/07/2016

Tutorial: Como aprimorar o podcast no Audacity

Juan de Souza21/06/2016

HD vs. SSD – Qual é a melhor opção?

Juan de Souza25/01/2016

Crítica: Steve Jobs

Bernardo Hippert18/01/2016

Airbus testa com Uber transporte em helicópteros

Juan de Souza18/01/2016