Games

Review: LittleBigPlanet 3

LittleBigPlanet 3 traz uma nova e cativante aventura com o mais adorado, Sackboy, o carismático personagem da Sony. Lançado exclusivamente para o PlayStation 4 e PlayStation 3, o título marca a estreia da nova empresa responsável pelo mesmo, a Sumo Digital, à frente da nova franquia LittleBigPlanet, com introdução de personagens inéditos, para brindar de maneira efetiva a primeira aparição do mascote da Sony no console de nova geração, o PlayStation 4. Veja na íntegra o review!

Análise LittleBigPlanet 3 no PS4
Fonte da imagem: LittleBigPlanet

Em LittleBigPlanet 3, podemos dizer que a nova franquia apresenta um modo campanha relativamente curto, talvez a mais fraca da série até o exato momento. A história é relativamente interessante e criativa, mas fica muito evidente o método repetitivo em várias partes do modo história. Tudo começa dom Newton, um personagem interessante, com cabeça de lâmpada e um chapéu, que se aproveita da boa vontade de Sackboy para trazer de volta três titãs sagrados de volta à vida.

Contudo, após salvar os titãs, Newton acaba sendo possuído pelos espíritos maléficos dos titãs, que vão fazer de tudo para destruir Bunkum, o mundo da imaginação. Agora, Sackboy precisa ressuscitar três heróis lendários para evitar que cada partícula do planeta seja apenas uma história para se contar, ou seja, extinta.

No game, cada personagem é responsável por trazer movimentações e habilidades diferenciadas, que possibilitam novas formas de interação. Entre as opções, podemos destacar OddShock, sem dúvida é o mais divertido de controlar. O cachorro feito também de pano é demasiadamente rápido, conseguindo alcançar em apenas alguns segundos os pontos indicados, graças aos seus saltos acrobáticos, o que é super interessante de se ver numa franquia de LittleBigPlanet.

Análise LittleBigPlanet 3 PlayStation
Fonte da imagem: LittleBigPlanet

Existem também outros personagens importantes em LittleBigPlanet 3, como por exemplo: Swoop, um pássaro que voa pelos cenários sem qualquer restrição programada e, Toggle, uma caricata figura que muda a sua forma física atual.

Como a campanha é bem curta, podendo ser concluída em apenas uma única jogatina, dificilmente você verá todos os personagens sendo “utilizados” em todas as fases. Além disso, é uma pena que eles sejam poucamente explorados, visto que as suas habilidades conseguem diversificar bastante o game.

As novidade não acabam aqui: o famoso boneco de pano também conta com novos apetrechos, que agora ficam armazenados em seu “Sackpocket”. Ao pressionar o botão círculo do DualShock 4, você pode acessar o seu arsenal complementar de equipamentos, incluindo o inusitado e adorado óculos que cospe esferes de teletransporte, algo muito criativo e muito útil.

Opinião sobre LittleBigPlanet 3
Fonte da imagem: NeoGAF

Em termos de multiplayer, LittleBigPlanet 3 possui uma fiel comunidade de jogadores que tem motivos claros para comemorar (sim!). Anteriormente, só era possível trabalhar com três camadas de profundidade. Agora, nesta nova franquia você possui uma gama muito maior e mais complexas para criações, onde você pode acresentar obstáculos realmente desafiadores, com total liberdade.

Embora estejam mais fáceis de compreender as ferramentas, os níveis mais avançados podem assustar diversos jogadores, ja que oferecem um vasto catálogo de itens e inúmeras possibilidades. Durante os tutoriais, o jogo ainda lhe auxilia de maneira básica o método de utilização.

Quando olhamos em termos de perspectiva, o novo game da franquia deixa a desejar em diversos aspectos, resultando em dor de cabeça e perda de diversão por bugs inesperados. Podemos citar como exemplo a portabilidade, o que faz com que nossos personagens fiquem literalmente travados em um obstáculo ou sintam uma dificuldade em passar por etapas com mais de uma camada de profundidade.

Durante nossos testes, presenciamos alguns bugs bem bizarros, como por exemplo, quando o respawn para de funcionar misteriosamente, ou os demais recursos do personagens ficam inacessíveis. Além disso, dos deparamos também com algumas lentidões que frustam a experiência cooperativa entre os jogadores, fazendo até seu PlayStation travar.

Por outro lado, as diferenças entre as versões de PlayStation 3 e PlayStation 4 são sutis e você dificilmente vai notar algo além de texturas um pouco mais caprichadas e efeitos de iluminação levemente reorganizados. O game é superior no PlayStation 4, isso é bem claro. Contudo, não mostra o poder característico de nova geração.

Nossa Opinião
  • Gráficos - 8.5/10
    8.5/10
  • Interface - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 9.2/10
    9.2/10
  • Desempenho - 8.7/10
    8.7/10
  • Funcionalidades - 9.5/10
    9.5/10

Conclusão

LittleBigPlanet 3 é um game sensacional e charmoso, mais não é tão ambicioso quanto deveria. Definitivamente, a obra da Sumo Digital não demostra um verdadeiro potencial de ser o mascote do novo PlayStation 4.

Com novidades mínimas, poucas melhorias visuais e uma campanha relativamente curta, a primeira aparição de Sackboy na nova geração talvez não seja da maneira que os fãs da franquiam almejavam.

Todavia, vale a pena conferir a nova franquia da Sumo Digital, pois apesar de apresentar alguns pontos que deixam a desejar, é fato que a diversão estará garantida com o game!

Para comprar, clique em nossa loja abaixo:

RecantoShop

9/10
  • Carlos Eduardo

    Irado! Concordo plenamente, o game deveria ter algo a mais para ficar ainda mais divertido. O gráfico, até que não senti tanta diferença, isto é, não me incomodou muito, mais é fato que poderia ter melhorado, isso sem dúvidas!!
    Parabéns; grande e muito bem formulado seu review!!

    O que vocês acham @JuandeSouza @GabrielHaus?

    • Carlos, a opinião da equipe TFX está neste post. Thanks pelo seu feedback. Abraço!

      • Carlos Eduardo

        haha! 🙂

  • Pedro Gouvea

    Ficou excelente! Parabéns Juan, continue assim! 🙂

  • Sílvio Nogueira Santos

    Interessante… Será que vale a pena comprar? @TFX, vocês possuem desconto no game comprando na loja de vocês, haha?

  • Lucas Andrade

    Genial! Parabéns, novamente, por mais um review magnífico! 🙂

  • Daniela Macgregor

    Realmente, vou passar a acompanhar ainda mais o TFX aqui em Portugal, a vossa equipa são nota dez! Parabéns a todos!!!

  • Pedro Gouvea

    @GabrielHaus – quando sai um novo post sobre games, porque está irado o site!
    Sucesso.

Games
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Games:

Review: Assassin’s Creed Origins

Juan de Souza06/11/2017

Review: Super Mario Odyssey

Juan de Souza27/10/2017

Review: Forza Motorsport 7

Juan de Souza03/10/2017

Review: Cuphead

Juan de Souza30/09/2017

Review: Uncharted: The Lost Legacy

Juan de Souza25/08/2017

Review: Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

Juan de Souza04/07/2017