Ciência

NASA descobre o planeta mais parecido com a Terra

Nessa quinta-feira (23), a NASA anunciou a descoberta de um novo planeta de tamanho bem similar à Terra, com uma possível zona habitável ao redor de um “astro” como o Sol. O Kepler-452b, como foi batizado, é o menor planeta descoberto até o exato momento. Além disso, a região “habitável” é definida pela área em que é possível haver água líquida na superfície de um planeta.

Em termos de diâmetro, o planeta Kepler-452b é aproximadamente 60% maior do que nosso planeta. Contudo, um ano no planeta representa 385 dias, isto é, 20 dias a mais do que a nossa órbita terrestre ao redor do Sol.

Para se ter uma ideia, a NASA estima que o astro seja algo bem semelhante ao nosso Sol, com uma perspectiva bem aproximada, em termos de diâmetro e temperatura, mas com 20% mais de brilho. De acordo com a NASA, a estrela é 1,5 bilhão de anos mais velha do que a nossa, totalizando cerca de 6 bilhões de anos.

Apesar de empolgante, a nova descoberta está bem longe (literalmente) de significar uma casa nova para nossa humanidade. O planeta Kepler-452b está cerca de 1,4 mil anos-luz do nosso Sistema Solar, ou seja, viajando à velocidade da luz, só seria possível chegar até o novo planeta após 1,4 mil anos (uau!).

A sonda Kepler foi lançada pela NASA em 2009, com o seu objetivo já estabelecido, isto é, encontrar planetas similares à Terra pela Via Láctea. Até o momento, a sonda já catalogou cerca de 4.690 candidatos ao “exoplaneta”, sendo que, mais de 1 mil deles tiveram a sua existência confirmada.

E você, o que acha sobre a nova descoberta? Compartilhe a sua opinião conosco! 🙂

Fonte: NASA
Imagem: NASA

  • Sonia Maria Custodio

    Juan, boa noite
    Descoberta da Nasa sensacional e, a maneira como você a expõe no artigo, excelente
    Abraços

Ciência
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma startup com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Ciência:

Bizarro: A assustadora escala das Bombas Nucleares

Juan de Souza18/10/2016

Vídeo em 360 graus da NASA te leva para conhecer Marte

Juan de Souza10/02/2016

12 fatos curiosos que acontecem em nosso Planeta

Juan de Souza10/11/2015

Curiosidade: Bolha enorme no mar fascina Mergulhadores

Juan de Souza26/10/2015

Curiosidade: Um buraco enorme apareceu no Sol

Juan de Souza22/10/2015

Curiosidade: Internet no espaço é até 450 vezes mais lento

Juan de Souza01/10/2015