Games

Review: Minecraft

Chegou a hora de realizar a análise, de um dos maiores fenômenos dos games independentes dos últimos tempos, Minecraft. O game chegou à sua versão final após algum tempo em desenvolvimento aberto com a comunidade. O resultado é um game muito divertido que a maioria já conhecia com cada vez mais conteúdo desenvolvido.

Análise Minecraft PS4
Fonte da imagem: Mojang

O Minecraft ficou mundialmente conhecido como um “jogo infinito”, pois foi aberto para os jogadores em fase beta, os quais puderam comprá-lo com um desconto e participar do desenvolvimento dando sugestões aos criadores. Constantemente, o jogo era atualizado e novidades que criavam novas e excitantes possibilidades eram adicionadas.

Hoje em dia, o jogo está em sua versão evoluindo e cada vez melhor, a versão 1.8, e é esta que vamos analisar neste review. Como os criadores já afirmaram que pretendem continuar atualizando o jogo com várias novidades, é possível que alguma reclamação que fizermos agora acabe sendo consertada mais para frente.

Análise Minecraft Xbox
Fonte da imagem: HDW

Minecraft possui dois modos, além do multiplayer. Survival, que é a aventura principal, e Creative (no PC), onde você pode simples construir o que quiser no jogo, sem qualquer desafio. No modo Survival, jogadores criam um mundo e começam a jogar nele. É possível criar diferentes mundos e manter vários saves diferentes.

Neste fantástico “mundo quadrado”, é possível interagir destruindo blocos, como árvores, terra, pedras, e depois remontá-los à sua vontade. Alguns blocos podem ser utilizados para construir o que o jogador quiser, desde casas até castelos, enquanto outros viram matéria-prima para ferramentas que ajudam você a realizar melhor essas tarefas.

O game começa deixando o jogador no meio do nada e a partir daquele local ele terá que providenciar um abrigo para ficar a noite e coletar comida, pois eventualmente seu personagem terá fome e poderá ficar debilitado se não comer. Além disso, a noite monstros chegam e, não seria nada interessante se, você, fosse o prato especial.

Comprar o Minecraft Brasil
Fonte da imagem: HDW

Algo que chama muita atenção é o contraste entre o dia e a noite de Minecraft. Durante o dia, você tem boa iluminação, tudo é bem tranquilo e os jogadores podem investir o seu tempo em coisas produtivas, no qual irá aprimorar cada vez mais as suas características principais do game.

Porém, durante a noite, monstros surgirão do nada em qualquer local do gigantesco mapa; esteja escuro e simplesmente é fácil dizer que não é seguro ficar do lado de fora. Minecraft consegue, com êxito, estabelecer essa sensação de medo ao sair à noite que a maioria dos games até conseguem, mais não em formato pixelizado.

Os inimigos presentes em Minecraft são show a parte, apresentando uma boa variedade em todo o mapa gerado. Alguns deles podem ser mortos com facilidade, outros exigem um pouco mais de elementos a parte.

Minecraft Demo Windows 10
Fonte da imagem: MoviePilot

Entre os inimigos, dois merecem o destaque: os Endermen, criaturas que se teletransportam e oferecem um desafio muito grande em batalha, e os conhecidos Creepers, monstros que explodem ao se aproximar de você e ficam conhecidos por sempre destruir suas queridas e trabalhosas construções quando você menos espera, então é bom se proteger.

Inicialmente, Minecraft era apenas um game sem qualquer objetivo, isto é, onde os players poderiam fazer o que quisessem. Entretanto, a versão completa adicionou a barra de fome, exigindo que eles cacem para sobreviver, além de adicionar também uma aventura completa, com inimigos, entre outros.

A premissa de Minecraft começa simples, como construir um abrigo, se alimentar e lutar contra os monstros à noite, mas ela evolui, permitindo que você crie diversas construções gigantes, mecanismos complexos, tenha sua própria plantação e rebanho para garantir comida, forjar armaduras e armas mais fortes e até mesmo utilize magia para se tornar mais ainda mais poderoso.

Minecraft Xbox 360 Review
Fonte da imagem: Free Minecraft

Existe muitas possibilidades em Minecraft, onde nada é particularmente obrigatório, então jogadores podem se dedicar somente ao que realmente os cativar. Uma vez que os mesmos comecem a dominar o game, e isso vai acontecer inevitavelmente, será altamente necessário se aventurar em outra dimensão.

Contudo, vale lembrar que existe o “Modo Criativo”, que como o próprio nome já diz, possibilita o jogador acesso a praticamente tudo o que existe no mundo de Minecraft. Através desse método, você pode testar tudo o que existe em Minecraft, desde texturas, construções, abastecimento de água, etc.

A jogabilidade do Minecraft é bem simples, sendo grande parte da jogabilidade utilizada pelo Mouse, o teclado ainda é utilizado, mas é relativamente menor o uso do que o periférico tradicional. Seguindo esse conceito, basta clicar para utilizar os itens e segurar um botão para usar um determinado item no outro, como quebrar uma pedra com uma picareta específica ou apenas cortar um bloco de madeira com um machado.

Minecraft Xbox 360 Review
Fonte da imagem: Imgur

Em termos gráficos, Minecraft ganha espaço, por ser bem criativo e inovador ao representar de maneira bem “quadrada” tudo o que existe ao seu redor, desde construções, blocos (em geral), etc. Alguns jogadores que nunca jogaram Minecraft antes poderão estranhar um pouco o visual. Entretanto, com o tempo o gamer vai se acostumar de maneira bem rápida.

O áudio traz o tom certo para a aventura. Os efeitos sonoros são de longe bem marcantes. A sensação de ouvir o chiado de um Creeper antes de ele explodir ou ouvir monstros atrás das paredes equanto você cava, cria uma atmosfera bem legal e sem igual.

Análise Minecraft Mods
Fonte da imagem: Arqade

Com tamanha versalidade, Minecraft se tornou muito aceito também quando nos referimos as comunidades de games, que podiam criar servidores e jogar online com outras pessoas, realizando feitos ainda maiores. Existe tantos servidores online, cada um com suas próprias regras e novidades, que um jogador poderia gastar ainda mais tempo neles do que no objetivo principal.

Essa grande aceitação, da comunidade online, também faz com que exista uma infinidade de modificações e, respectivamente, mapas personalizados ao nível extremo para o Minecraft. Não podemos nos esquecer de mencionar que, pela internet você encontra diversos mods super interessantes, que trazem ainda mais recursos para o game. Esses recursos adicionam ainda mais emoção e efeitos ao game, seja elas em aspectos de texturas e/ou em missões e objetos diferentes.

Nossa Opinião
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Interface - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 8.9/10
    8.9/10
  • Desempenho - 9.6/10
    9.6/10
  • Funcionalidades - 10/10
    10/10

Conclusão

Minecraft surpreende com uma qualidade imensa e muito, mais muito conteúdo o qual trazem horas e horas de diversão ao jogador. Há um pouco de tudo para cada tipo de jogador com espaço para expressar a criatividade, assim como motivação para se aventurar por um mundo cheio de perigos e diversão. Minecraft ainda resgata um pouco do que os games perderam e diverte muito durante o processo.

Para comprar, clique em nossa loja abaixo:

RecantoShop

9.7/10

E você, qual a sua opinião sobre o Minecraft? Compartilhe a sua opinião conosco!

Imagem: Mojang

  • Sonia Maria Custodio

    Juan, boa tarde
    Parabéns, mais uma vez a qualidade impera em seus artigos
    Abraços!

Games
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Games:

Review: Assassin’s Creed Origins

Juan de Souza06/11/2017

Review: Super Mario Odyssey

Juan de Souza27/10/2017

Review: Forza Motorsport 7

Juan de Souza03/10/2017

Review: Cuphead

Juan de Souza30/09/2017

Review: Uncharted: The Lost Legacy

Juan de Souza25/08/2017

Review: Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

Juan de Souza04/07/2017