Cinema

As teorias de viagem no tempo de acordo com o cinema

Com o último artigo do Bernardo Hippert sobre o filme “De Volta para o Futuro”, me surgiu a ideia de fazer um artigo baseado em filmes de viagens do tempo e as categorias existentes para as viagens em si. Filmes que abordam este tema, geralmente são definidos no gênero ficção científica além de mais um ou dois gêneros que tratam sobre a história do longa (ex: De Volta para o Futuro, ficção científica, comédia e aventura).

Podemos definir as viagens no tempo em 3 categorias: Linha do tempo fixa, Linha do tempo dinâmica e Linhas do tempo alternativas.

Linha do tempo fixa

Exterminador do Futuro 3
Fonte da imagem: AstroPT

Em um filme de viagem do tempo com uma linha temporal fixa, as ações que o indivíduo comete no passado já fazem parte da realidade no presente, sem ocorrer uma diferença ao indivíduo ao ele voltar para a realidade atual. Por exemplo, eu decido voltar no tempo, e assassinar Adolf Hitler ainda quando bebê, substituindo ele por outro bebê adotado, este novo bebê se tornaria o verdadeiro Adolf Hitler.

Exemplos de filmes : “O Exterminador do Futuro” e “12 Macacos”.

Linha do tempo dinâmica

De volta para o Futuro 2015
Fonte da imagem: io9

Exatamente o oposto do anterior. Os eventos causados pelo indivíduo vão alterar o presente, caso a mudança feita pelo indivíduo seja drástica, pode ocorrer um loop temporal e a pessoa ficar presa em um paradoxo.

Exemplo: Um ser volta no tempo para matar um de seus ancestrais, porém esta ação fara com que o ser nunca tenha nascido, eventualmente prevenindo sua viagem ao passado. Mas se o ser não viajar ao passado quer dizer que seu ancestral não foi morto causando o seu nascimento e sua viagem ao passado (loop infinito = paradoxo)

Exemplo de filme : “De Volta para o Futuro”.

Linhas do tempo alternativas ou Multi-verso

Star Trek 2009
Fonte da imagem: Wallpapers!

Neste conceito, é criada uma nova linha do tempo divergindo da primária, criando um universo paralelo. O viajante do tempo pode alterar qualquer coisa no passado e sairá ileso, pois ele apenas criou uma nova linha do tempo onde a determinada ação foi efetuada em determinado tempo e espaço.

Exemplo: Uma pessoa volta no tempo para matar todos os seus avôs, o que aconteceria á seguir seria o desaparecimento da existência do indivíduo, porém muito ao contrário, o viajante ao cometer este ato criou uma nova linha temporal onde seus avôs estão mortos.

Exemplos de filmes : “Exterminador do Futuro 2” (e 3) e “Star Trek ” (2009)

E você, possui algum filme em especial? Compartilhe a sua opinião conosco! 🙂

Imagem: Ancient Code

  • Lucas Andrade

    Muito bem escrito! Gostei, estou cada vez mais empolgado com o site de vocês #compartilhando #torcendo #AgoraVai! #BernadoÉpico!

Cinema

Sócio da Aibu’s Films, escrevo para o site e sou estudante no Ensino Médio.

Veja também outras matérias relacionadas a Cinema:

Crítica: Moana

Juan de Souza06/01/2017

Crítica: Rogue One – Uma História Star Wars

Juan de Souza17/12/2016

Curiosidade: As cenas reutilizadas da Disney

Juan de Souza18/10/2016

Crítica: Meu Amigo, o Dragão

Juan de Souza02/10/2016

Filmes que todo empreendedor deveria assistir no Netflix

Juan de Souza14/08/2016

Crítica: Esquadrão Suicida

Juan de Souza05/08/2016