Internet

Governo pretende tributar o setor de Internet

Após “quedas” na arrecadação, o governo está buscando maneiras de equilibrar as contas públicas. Contudo, a internet não deverá escapar dessa. Isso porque, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou estar em discussão para tributar (ainda mais!) esse setor. Nesse caso, esses “impostos” não se referem à mensalidade da sua internet, mas sim dos serviços online, como hospedagem de sites, portais de conteúdo, entre outros.

Além disso, Joaquim Levy ressaltou que, vários provedores mantêm operações fora das fronteiras brasileiras e que está sendo discutido como essas empresas e companhias deverão “ser tributadas”. Para finalizar, o ministro defende o seguinte: “Cada vez que a economia vai para uma direção, temos que discutir uma maneira correta de tributar essa direção”.

Como sabemos, grande parte dos serviços online se baseia em operações no exterior, inclusive o nosso site. Com isso, muitas empresas pagam menos impostos aqui no Brasil. O custo de operação no país é muito alto: basta realizar uma comparação básica sobre o valor da mensalidade de um serviço de hospedagem de sites no Brasil e nos Estados Unidos, ou Canadá, por exemplo.

Em meio dos problemas econômicos e a alta do câmbio do Brasil, o Joaquim Levy, ressaltou que o país vive um “momento de transformação” e que é preciso encontrar o caminho do crescimento. Será esse o caminho?

O ministro defendeu a alteração efetiva e fez questão de ponderar, após o enorme desgaste em algumas medidas no Congresso Nacional, que o “ajuste econômico tem avançado mais rápido que o ajuste fiscal em alguns pontos”.

Fonte: Exame
Imagem: BrasilLink

  • Jose Fabio Santos

    Você pagar Internet com péssimo serviço.É complicado tem que haver melhorias melhorias

    • Daniela MacGregor

      Triste…

  • Sonia Maria Custodio

    O artigo, nos serve de alerta para mais essa “manobra” do governo, a fim de criar mais um tributo e, o que é pior por um serviço ineficiente. Parabéns pelas colocações do seu artigo Juan.
    Abraços

  • Alceu Costa

    O governo tem que confiscar os bens dos corruptos da Petrobras e aliviar o povo dessa tsunami financeira no Pais.

  • Daniela MacGregor

    Nossa, a situação em tu pais está triste; é quase Brasil indo a falência,… por conta da corrupção, que acaba com vosso país..

Internet
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Internet:

Filmes que todo empreendedor deveria assistir no Netflix

Juan de Souza14/08/2016

Como compartilhar a internet via Wi-Fi no Windows 10

Juan de Souza30/07/2016

Tutorial: Como aprimorar o podcast no Audacity

Juan de Souza21/06/2016

HD vs. SSD – Qual é a melhor opção?

Juan de Souza25/01/2016

Crítica: Steve Jobs

Bernardo Hippert18/01/2016

Airbus testa com Uber transporte em helicópteros

Juan de Souza18/01/2016