Cinema

Resenha: Um Sonho Possível

“Um Sonho Possível” conta uma perfeita história baseada em fatos reais de um rapaz que foi separado de sua mãe e também dos seus irmãos quando ainda era criança. Ele desperta a atenção de Leigh Anne, que logo se prontifica a ajudá-lo e depois adotá-lo como filho e membro de sua família. Confira a nossa resenha especial!

Filme Um sonho possível
Fonte da imagem: The Blind Side

A história impressiona pelos detalhes. Mostra como ainda existem muitas pessoas preconceituosas, além de mostrar que, apesar desses preconceitos continuarem existindo, ainda existem pessoas boas no mundo dispostas a ajudar outras que realmente precisem, independente de cor, religião, posicionamento político e classe social.

O filme nos mostra que, de fato, os sonhos são possíveis. Michael ia mal na escola com médias baixíssimas, mas aquela família acreditou nele. A sua professora particular acreditou nele. Michael tinha bastante dificuldade nos estudos e, conseguir aprender tudo aquilo e conseguir tirar uma boa média para ganhar uma bolsa de estudos esportiva com certeza foram os maiores desafios. Para isso, ele teve que se esforçar muito, para superar a suas dificuldades e vencer o desafio.

Filme Um sonho possível
Fonte da imagem: The Blind Side

Os desafios enfretados por Michael, porém, não eram só nos estudos. Apesar de ser bom nos esportes, Michael tinha muita dificuldade em se confrontar o jogador do outro time, como é possível observar em diversas partes do filme. Ele gostava de proteger as pessoas, não de ir contra elas num combate. Dessa forma, ele teve de superar para alcançar o seu objetivo.

Contudo, essa foi mais uma dificuldade superada com o apoio da sua nova família, tanto que ele chegou a ser o melhor jogador do seu time da escola. Com isso, Michael foi disputado por grandes times, e depois de ter escolhido o Mississipi, ele ainda teve muito destaque em seu time.

Resenha Um sonho possível
Fonte da imagem: The Blind Side

A amizade entre Michael e o mais novo S.J, filho de Leigh Anne, foi um dos pontos mais interessantes do filme, aliado também à total falta de preconceito, somada a uma imensa bondade e solidariedade. Afinal S.J é um jovem, enquanto Michael tinha vinte poucos anos (não sabem ao certo, pois ele não possuía quase nenhuma documentação legal).

Na realidade, é a família que o acolhe, composta pelos já citados S.J e Leigh Anne, juntamente ao pai Sean e a filha Collins, são uma espécie em extinção no mundo de hoje: pessoas verdadeiramente boas. Como toda família, elas cometem seus erros, têm suas dúvidas, mas se esforçam para fazer o melhor diante a todos, e realmente o fazem.

Um sonho possível História
Fonte da imagem: The Blind Side

O porte físico “avantajado” de Michael foi um dos fatores que fizeram com que ele fosse aceito na escola. Ele se mostrava apto (literalmente) à prática de esportes, mas o seu “jeitão” seria um problema a ser enfrentado na hora dos treinamentos. Entretanto, Michael acaba encontrando o seu caminho e, se torna um profissional do futebol americano, cobiçado por vários treinadores dos Estados Unidos.

O diretor do filme, Lee Hancock, se sai bem à frente do longa. Inspirado pela fantástica história que conta, o cineasta segue um caminho épico, mantendo sempre o bom andamento de sua obra. Devido ao passado sofrido do jovem, o drama é uma parte fundamental de um filme, sendo exemplificado por meio dos constantes “choques” de realidade, sentidos pela família de alto padrão, que percebe sua “distância” de um universo que se esgueira a margem da sociedade.

Um sonho possível Enredo
Fonte da imagem: The Blind Side

Ainda assim, em “Um Sonho Possível” há diversos momentos que são de uma alegria bem “radiante”, como, por exemplo, na cena em que os dois irmãos treinam e realizam exercícios, se divertindo e dando risadas ao Sol. Além disso, as demais cenas de alegria presentes no filme são fantásticas, não apelando muito à história original.

Por outro lado, Leigh Anne (Sandra Bullock) se destaca. O seu vigor e atitude são praticamente uma exteriorização de comportamento do que uma interpretação em si. Sem dúvidas, é muito difícil personificar alguém “bom de verdade” sem parecer forçado demais… e a atriz consegue isso. Por essa excelente atuação (de fato), ela foi premiada com o Oscar e o Globo de Ouro.

Nossa Opinião
  • Enredo - 9.6/10
    9.6/10
  • Direção - 9.8/10
    9.8/10
  • Dublagem - 8.3/10
    8.3/10
  • Trilha Sonora - 8.5/10
    8.5/10

Conclusão

"Um Sonho Possível" causou uma certa "surpresa" ao ser indicado entre os dez selecionados a Melhor Filme na premiação do Oscar de 2010, mostrando assim que possuía muita força. "Um sonho possível" é finalizado de uma forma que mostra a essência dos fatos verídicos, os créditos são acompanhados de imagens e alguns vídeos reais da família Tuohy.

Sem dúvidas, "Um Sonho Possível" é um filme excelente, deixando desejar apenas em alguns aspectos. O filme não é "forçado" e apresenta uma direção impecável. Além disso, o filme mostra a realidade de um outro ângulo: o lado mais "sombrio" da cidade, além de mostrar a realidade em ambas partes. Com isso, podemos concluir que o filme é recomendado para todas as idades, e também aos fãs de Futebol Americano.

9.1/10

Imagem: The Blind Side

  • Pedro Gouvea

    Excelente! Tem no Netflix, né?

Cinema
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma startup com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Cinema:

Crítica: Moana

Juan de Souza06/01/2017

Crítica: Rogue One – Uma História Star Wars

Juan de Souza17/12/2016

Curiosidade: As cenas reutilizadas da Disney

Juan de Souza18/10/2016

Crítica: Meu Amigo, o Dragão

Juan de Souza02/10/2016

Filmes que todo empreendedor deveria assistir no Netflix

Juan de Souza14/08/2016

Crítica: Esquadrão Suicida

Juan de Souza05/08/2016