Cinema

Nostalgia: Oliver e sua Turma

Oliver e sua Turma é um filme de animação que marcou (e muito) minha infância, produzido pela Walt Disney Pictures e lançado nos cinemas em 18 de novembro de 1988 nos Estados Unidos e em 16 de dezembro de 1988 no Brasil. É um dos maiores filmes de animação da Walt Disney Animation Studios baseado livremente no livro “Oliver Twist” de Charles Dickens, sendo dirigido por George Scribner. Confira nossa matéria! :)

Filme Oliver e sua Turma
Fonte da imagem: FansShare

Oliver é um gato considerado como órfão que segue o líder de uma turma de cães vira-latas composta de Esperto, que mora com um vagabundo pobre chamado Fagin. Na casa de Fagin, ele encontra o restante dos cães: Francis, um velho Bulldog que pensa ser um grande ator; Rita, uma simpática cadela da raça saluki; Einstein, um grandalhão Grand Danois – e Tito, um pequeno e nervoso chihuahua.

Oliver é logo aceito em sua moradia, e assiste a invasão do pobre e pequeno lar de todos pelos perigosos cães doberman, DeSoto e Roscoe, capangas do temido mafioso Sykes, que vem cobrar uma dívida de Fagin. Este, porém, não possui nem um centavo, já que não consegue arranjar um emprego fixo e vive de pequenos bicos, incapaz de se sustentar por completo.

No dia seguinte toda a turma parte pelas ruas de Nova York, a fim de conseguir roubar alguma coisa. Francis finge ser atropelado e uma limusine onde é conduzida Jennifer, uma garotinha solitária, para e acaba pegando o pequeno gatinho Oliver. A menina o leva para sua grande mansão. Com isso, Jennifer vive sendo cuidada pelo mordomo, já que seus pais vivem em constantes viagens a trabalho pela Europa.

Análise Oliver e sua Turma Filme
Fonte da imagem: FansShare

Mas na casa há um outro animal: a premiadíssima, histérica e boçal cadela poodle Georgette. Ela, claro, por ser extremamente orgulhosa e arrogante, não aceita comodamente dividir o mesmo espaço com o pequeno intruso. Passados alguns dias, os cães vira-latas encetam um atrapalhado resgate e, invadindo a rica residência, contam com a ajuda de Georgette para levar Oliver consigo. Não sem deixar o galanteador latino Tito caído de amores por ela.

Voltando a humilde casa de Fagin, este vê-se na iminência de ser assassinado pelo “credor” implacável. Percebendo a coleira de Oliver, imagina-se uma forma de ganhar o dinheiro: pedir um resgate pelo gato ao seu novo dono que imagina ser um ricaço (imagina). Revela seu plano a Sykes que, porém, imagina outra forma de ganhar mais dinheiro: raptar a pequena Jennifer.

Tem início uma longa e emocionante disputa para salvar a garotinha das garras do sequestrador, com eletrizantes perseguições pelos trilhos do metro novaiorquino: a perseguição termina com a morte dos bandidos(Dos Dobermans e por fim do próprio Sykes), atropelados pela composição do metrô.

Resenha Oliver e sua Turma
Fonte da imagem: FansShare

Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, o filme foi re-lançado nas salas de cinema em março de 1996. Aqui no Brasil, o filme foi lançado oficialmente em 16 de dezembro de 1988 e, em Portugal em 15 de dezembro de 1989. O interessante é que, no Brasil o filme foi lançado em VHS (eu lembro dessa…) pela Abril Vídeo em 5 de fevereiro de 1990 e em 11 de novembro de 1997.

E você, o que acha de “Oliver e sua Turma”? Compartilhe a sua opinião conosco! :)

Fonte: Disney Wiki
Imagem: Wiseguy Industries Media

  • Paulo Coelho Sousa

    auauuaauauauuaaa

  • Pedro Gouvea

    Muito bom e muito bem escrito! Parabéns Juan!

Cinema
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma startup com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Cinema:

Crítica: Moana

Juan de Souza06/01/2017

Crítica: Rogue One – Uma História Star Wars

Juan de Souza17/12/2016

Curiosidade: As cenas reutilizadas da Disney

Juan de Souza18/10/2016

Crítica: Meu Amigo, o Dragão

Juan de Souza02/10/2016

Filmes que todo empreendedor deveria assistir no Netflix

Juan de Souza14/08/2016

Crítica: Esquadrão Suicida

Juan de Souza05/08/2016