Ciência

Curiosidade: Bolha enorme no mar fascina Mergulhadores

Muitas das vezes, Mergulhadores por criaturas um tanto quanto bizarras no fundo do mar, mas uma bolha gigante do tamanho de um elefante deixou um grupo de mergulhadores bastante intrigado recentemente. A esfera transparente estava flutuando cerca de 22 metros abaixo do nível do mar ao largo da costa mediterrânea da Turquia.

O curioso é que, a enorme bolha brilhava bastante quando os mergulhadores apontavam suas lanternas para sua superfície, mas Lutfu Tanrıover, um fotógrafo subaquático e cinegrafista da Derin Underwater Films, e seus colegas não tinham a mínima ideia do que exatamente era. E tem motivos, certo?

Essas manchas brilhantes são ovos de lula, e a bolha, na verdade, é um ninho, afirma Michael Vecchione, diretor do Laboratório de Sistemática Nacional no Instituto Smithsonian, nos EUA, e curador de cefalópodes no Museu Nacional de História Natural, em Washington, também nos Estados Unidos.

O fato é que, os mergulhadores tiveram sorte de ter descoberto um ninho tão próximo da costa, afirma Vecchione. Lulas são pelágicas, o que significa que normalmente vivem na água aberta, longe da costa. “Nós não sabemos quantos ovos estavam lá, mas é provável que o número seja da ordem de milhares a dezenas de milhares”, estima.

Cada ovo tem de cerca de 2 milímetros de comprimento. A fêmea os incorpora em uma matriz gelatinosa que cresce conforme se mistura com a água do mar. O ninho de ovos resultante pode ser enorme – os mergulhadores estimavam que este tivesse cerca de 4 metros de diâmetro.

E você, o que achou da descoberta? Compartilhe a sua opinião conosco!

Fonte: Live Science
Imagem: Lutfu Tanrıover

Ciência
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma empresa com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Ciência:

Bizarro: A assustadora escala das Bombas Nucleares

Juan de Souza18/10/2016

Vídeo em 360 graus da NASA te leva para conhecer Marte

Juan de Souza10/02/2016

12 fatos curiosos que acontecem em nosso Planeta

Juan de Souza10/11/2015

Curiosidade: Um buraco enorme apareceu no Sol

Juan de Souza22/10/2015

Curiosidade: Internet no espaço é até 450 vezes mais lento

Juan de Souza01/10/2015

Curiosidade: Por que os insetos voam ao redor da luz?

Juan de Souza18/09/2015