Ciência

Curiosidade: Um buraco enorme apareceu no Sol

Recentemente, um enorme buraco foi descoberto no sol pelo Solar Dynamics Observatory da NASA. A região específica é do tamanho 50 vezes maior do que a Terra e está expelindo material para o espaço em velocidades gigantescas. Pode parecer terrível, mas os astrônomos dizem que não há nada para se preocupar. Será? Saiba mais a respeito em nossa matéria especial!

Buraco Enorme no Sol GIF
Fonte da imagem: Gizmodo

A NASA afirma que estes buracos são áreas magneticamente expostas que produz ventos solares de alta velocidade. Contudo, estas regiões escuras e de baixa densidade – na camada mais externa do sol – contêm pouco material solar, têm temperaturas mais baixas e, portanto, parecem muito mais escuras do que os seus arredores.

Agora, o que isso pode representar, afinal? Então, a luz do fenômeno, o NOAA – Centro de Previsão do Clima Espacial – previu um tempestade “G1-Menor” no dia 14 a 16 de outubro. Este tipo de tempestade é relativamente inofensiva, apesar de perturbar as comunicações entre satélites e transmissões de rádio parcialmente. O buraco produziu uma tempestade geomagnética perto da Terra que resultou em várias noites de aurora.

E você, o que você acha da notícia? Compartilhe a sua opinião conosco!

Fonte: Gizmodo
Imagem: Vital Surge

  • Pedro Gouvea

    Sinistro…

Ciência
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Ciência:

Bizarro: A assustadora escala das Bombas Nucleares

Juan de Souza18/10/2016

Vídeo em 360 graus da NASA te leva para conhecer Marte

Juan de Souza10/02/2016

12 fatos curiosos que acontecem em nosso Planeta

Juan de Souza10/11/2015

Curiosidade: Bolha enorme no mar fascina Mergulhadores

Juan de Souza26/10/2015

Curiosidade: Internet no espaço é até 450 vezes mais lento

Juan de Souza01/10/2015

Curiosidade: Por que os insetos voam ao redor da luz?

Juan de Souza18/09/2015