Games

Review: Super Smash Bros.

O Super Smash Bros. foi lançado oficialmente em 2014 para o Nintendo Wii U. Porém, não estamos falando de uma franquia qualquer, trata-se de uma das maiores franquias para consoles da Nintendo. Depois de uma versão de 3DS bem recebida, finalmente chega a versão definitiva do jogo. Com diversos modos, uma impressionante quantidade de conteúdo e a possibilidade de oito jogadores lutarem ao mesmo tempo (genial). Mas, será que o game entrega o que foi prometido? Descubra em nossa análise!

Análise Super Smash Bros.
Fonte da imagem: Nintendo

Em Super Smash Bros, já devemos ter em mente que, a narrativa não é o forte. No Brawl, houve uma tentativa com o modo Subspace Emissary, mas no caso do Nintendo Wii U não há nada semelhante. Em compensação, existem inúmeros modos de jogo a serem explorados, tanto antigos quanto novos.

Primeiramente existe o modo Smash, que é a experiência clássica do jogo. Para se ter uma ideia, quatro jogadores lutam entre si ou em times conjuntos, tendo como objetivo ser o último lutador sobrevivente, conseguir a maior quantidade de nocautes ou coletar a maior quantidade de moedas em um tempo específico.

O jogo permite também a alteração de uma série de configurações, como por exemplo quais itens estarão presentes, a frequência com que caem e até a facilidade com que os jogadores podem ser lançados para fora da arena, resultando em um nocaute. A quantidade de customização é incrível, dando bastante liberdade para a formulação do tipo de partida desejada.

Sobre Super Smash Bros.
Fonte da imagem: Nintendo

Além disto, os modos Classic e All-Star retornam mais uma vez. Classic coloca o jogador para enfrentar uma série de oponentes em condições variadas. No final deve-se vencer a Master Hand, que é o chefão principal da franquia. Já em All-Star, o desafio é derrotar todos os personagens do jogo em uma sequência específica e com um número limitado de vidas.

Ambos são divertidos e funcionam de forma semelhante a jogos passados, porém o grande diferencial é a possibilidade de jogar cooperativamente. Esta opção torna os modos mais divertidos e menos repetitivos, já que agora duas pessoas podem trabalhar juntas para cumprir um objetivo.

Special Orders são batalhas com dificuldades variadas impostas ao jogador pela Master Hand. Cada luta tem uma série de condições especiais que tornam cada combate mais difícil. Quanto maior a dificuldade da luta, melhor a recompensa. O modo é interessante por propor desafios específicos, porém a maior motivação para continuar jogando são as recompensas.

Super Smash Bros. Análise
Fonte da imagem: Nintendo

Smash Tour, um modo inédito do jogo, onde jogadores correm por um tabuleiro tentando coletar o máximo de melhorias para seus personagens em um número específico de turnos. Ao final, o que foi coletado é usado em uma luta com todos os jogadores. Infelizmente, em um jogo repleto de atividades e modos diferentes, Smash Tour não se destaca, ficando somente como uma distração.

Uma das grandes novidades de Smash Bros para o Nintendo Wii U é a possibilidade de combates com oito jogadores, o dobro do limite presente em jogos anteriores. Esta característica adiciona um caos maior à briga em geral. Claramente não é um modo para ser jogado competitivamente, sendo perfeito para sessões com vários amigos com o objetivo de divertir e rir com os absurdos que ocorrem.

Por fim, existe um modo multiplayer bem integrado. Infelizmente, seja pela quantidade de jogadores entrando por conta do lançamento ou por outros motivos, a estabilidade das partidas na internet não está muito boa. Vários dos combates apresentam lag e alguns até sofrem queda total de conexão. É de se esperar que com o tempo a situação melhore, mas atualmente o online não se encontra em estado ideal.

Super Smash Bros. TFX
Fonte da imagem: Nintendo

Contudo, em termos de mecânica, não houve grandes mudanças na fórmula do jogo, o que não é algo ruim. Os jogadores ainda têm o objetivo de atingir oponentes, aumentando o percentual de dano dos mesmos. Quanto maior o percentual, mais facilmente o personagem pode ser lançado para fora da arena, resultando em um nocaute. É um sistema simples e fácil de compreender, tornando a experiência acessível para novatos.

Smash Bros para Nintendo Wii U possui uma quantidade de lutadores extensa, com clássicos como Mario, Link e Pikachu, e também alguns menos conhecidos como Shulk, Little Mac e Pit. Com isso, ao todo são 49 personagens diferentes no total, cada um com seus próprios golpes e movimentos, dando bastante diversidade ao elenco.

O número de fases disponíveis também é algo a ser elogiado, cada uma sendo tematizada em um game. Estas são criativas e abraçam os principais conceitos dos games dos quais se inspiraram (e muito). Adicionalmente, para aqueles que gostam de partidas mais competitivas, foi adicionada a opção Ômega. Isso ajuda a garantir uma variedade ainda maior aos cenários para jogadores mais sérios. Existe também uma ferramenta para baixar e criar fases, abrindo espaço para novas criações.

Quando nos referimos aos gráficos, Super Smash Bros. para o Nintendo Wii U é um espetáculo, sem deixar a desejar. Independente do caos, os modelos dos diversos personagens e das fases são extremamente detalhados e, as animações trazem tudo à vida (literalmente). É evidente que foi dado bastante carinho e atenção ao visual do game.

Agora, em relação ao áudio, podemos dizer que o mesmo é impecável, tanto na trilha sonora quanto nos efeitos gerais. Várias músicas clássicas foram regravadas para Smash Bros, além de trilhas passadas também terem sido incorporadas. Se você é realmente fã de algum game ou franquia da Nintendo, é provável que alguma música presente gere arrepios de nostalgia.

Nossa Opinião
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 9.3/10
    9.3/10
  • Áudio - 10/10
    10/10
  • Multiplayer - 7.5/10
    7.5/10
  • Diversão - 10/10
    10/10

Conclusão

O game Super Smash Bros. para o Nintendo Wii U demorou um pouco para chegar no console da Nintendo, Porém, em compensação, o mesmo ocupou o posto de um dos melhores da franquia e do gênero em geral de 2014.

A dica é: chame os seus amigos e prepare-se para combates épicos e caóticos entre diversos personagens da Nintendo. Se você tem um Nintendo Wii U, esse jogo pode ser considerado como "obrigatório" para os gamers.

9.4/10

E você, o que acha de “Super Smash Bros.”? Compartilhe a sua opinião conosco!

Imagem: Nintendo

Games
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Games:

Review: Assassin’s Creed Origins

Juan de Souza06/11/2017

Review: Super Mario Odyssey

Juan de Souza27/10/2017

Review: Forza Motorsport 7

Juan de Souza03/10/2017

Review: Cuphead

Juan de Souza30/09/2017

Review: Uncharted: The Lost Legacy

Juan de Souza25/08/2017

Review: Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

Juan de Souza04/07/2017