Curiosidades

Confira a evolução das Mídias Físicas

É… Você já parou para pensar no que poderia ser armazenado em um disco rígido de 5 MB? Uma música? Alguns textos? Nada muito importante. Sim, é difícil imaginar a vida cotidiana sem pensar em gigabytes ou até mesmo terabytes, mas há 50 anos, era assim que o mundo da informática se baseava: em 5 megabytes de espaço em disco. Ficou curioso? Conheça a evolução das Mídias Físicas e se surpreenda (literalmente)!

Em 1956 a IBM havia acabado de lançar o moderno IBM 305 RAMAC, um computador nem um pouco portátil, que pesava algo em torno de 1 tonelada. Porém, muita coisa mudou, é óbvio, e o que o usuário mais tem percebido – mesmo analisando apenas os últimos dez anos – é a relação inversamente proporcional entre tamanho e capacidade.

Cilindro Fonográfico - Gramofone
Fonte da imagem: Wikipédia

Contudo, se formos mais afundo, um dos primeiros formatos de mídia musical, foi o cilindro fonográfico, inventado por Thomas Edison, o mesmo era composto de estanho e podia ser reproduzido apenas três ou quatro vezes. Devido à pouca durabilidade foi criado um outro cilindro, de cera, que durava mais e possuía maior qualidade.

Contudo, no ano de 1895, os cilindros foram substituídos de maneira gradativa por discos de goma-laca, que eram tocados em 78 rotações, possuíam ainda mais potência sonora e armazenava até 44 minutos de músicas.

Já no século XX, na década de 30, foi criado o sistema de gravação em bobinas, ou fitas de rolo, ou seja, fitas plásticas que podiam guardar os áudios de maneira eficiente para a época. Tendo em média 16 cm de diâmetro, as bobines foram inspiração para a posterior fita cassete, que tinha a grande vantagem de ser extremamente portátil e podia tocar até uma hora inteira.

Cilindro Fonográfico - Gramofone
Fonte da imagem: Catraca Livre

Dos discos que passaram a ser produzidos em vinil até as fitas magnéticas, muito tempo passou, até que em 1982 os primeiros CDs começaram a ser comercializados. Eles possuíam a vantagem de serem gravados digitalmente, possibilitando melhores equalizações e, por consequência, maior qualidade na reprodução, que chegava a 80 minutos.

Fonte: TechnaBob
Imagem: The Verge

Curiosidades
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Curiosidades:

Os 8 bugs mais esquisitos da história dos games

Juan de Souza12/06/2017

Por que o mascote do Linux é um pinguim?

Juan de Souza15/05/2017

Nostalgia: Nintendo 64

Juan de Souza12/05/2017

Benefícios científicos de jogar videogames

Juan de Souza03/05/2017

Deixar o PC ligado muito tempo estraga?

Juan de Souza26/04/2017

Canais no YouTube para aprender Inglês

Juan de Souza05/01/2017