Cinema

Nostalgia: O Rei Leão

O Rei Leão“, um dos maiores clássicos da Walt Disney. O filme é o 32º longa-metragem animado produzido pela Walt Disney Pictures. Dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff, o filme é inspirado na peça teatral Hamlet, de Shakespeare; no filme Bambi e nas histórias de José e Moisés. Relembre-se do filme em nossa nostalgia!

O Rei Leão foi lançado no dia 15 de Junho de 1994 e foi muito aclamado pela crítica, que elogiou o filme pela sua música, história e animação, ganhando dentre os vários prêmios, como, por exemplo: o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original (Hans Zimmer) e Melhor Canção Original, e o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical.

O Rei Leão

A intemporalidade de um filme pode ser comprovada quando, diversos anos após a sua estreia, este continua a despertar no público os mesmos sentimentos que despertou durante a sua estreia original. “O Rei Leão” é um desses felizes casos, que continua a despertar paixões apesar de ter estreado originalmente no dia 15 de Junho de 1994. Uma das provas da perenidade da obra passa pelo êxito que o filme obteve.

Nostalgia O Rei Leão Especial
Imagem/Reprodução: Disney

A história de “O Rei Leão” começa com a cerimônia de Simba, o descendente do Rei Mufasa e da Rainha Sarabi, aos súbditos do Reino, em uma sequência de excelente recorte, com os cenários da savana africana a serem aproveitados da melhor forma pela equipe da Walt Disney. No entanto, nem todos estão contentes com o nascimento do herdeiro de Mufasa. O seu tio Scar não consegue esconder a raiva por ver a sua chegada ao trono ser completamente colocada após o nascimento do sobrinho, que mais cedo ou mais tarde irá assumir as funções que o tenebroso personagem sempre desejou.

O primeiro filme foca mais na infância de Simba, enquanto este diverte-se com Nala, colocando a cabeça em água a Zazu e colhendo os ensinamentos de Mufasa. No entanto, o feito impetuoso do jovem leão, que “mal pode esperar para ser Rei” faz com que este se coloque nos mais diversos problemas. Essa impetuosidade de Simba irá ser utilizada da pior forma por Scar, que atrai o leão para uma grande armadilha, que visa assassinar Mufasa e o herdeiro, para assim tornar-se o Rei e governar junto das hienas.

Nostalgia O Rei Leão Especial
Imagem/Reprodução: The Lion King – Wikia

Com a grande ajuda das hienas, Scar consegue que uma manada de Gnus corra desenfreadamente pelo desfiladeiro, com o pequeno Simba a deparar-se com o cenário assustador de todos estes gnus prestes a esmagá-lo. Com isso, Simba corre um enorme perigo, Mufasa parte para o meio do perigoso cenário e assim salva o seu filho do perigo, acabando por ser morto pelo irmão quando procurava ajuda.

A morte de Mufasa é uma das cenas de maior impacto e psicológico em um filme de animação, com o leão a sacrificar-se para salvar a vida do seu filho, acabando por ser morto pelo irmão, em uma cena comovente e reveladora cena.

A cena em que Simba se aproxima ao corpo do pai, enquanto procura que este consiga dizer-lhe algo, é comovente e certamente colocará alguns espectadores com lágrimas nos olhos, diante ao triste acontecimento do Mufasa. Scar acaba por convencer Simba, que o pequeno leão é o culpado pela morte do pai, incumbindo as hienas de assassinarem o herdeiro ao trono.

O Rei Leão 2: O Reino de Simba

Quatro anos se passam, e chega o tão aguardado “O Rei Leão 2: O Reino de Simba“, um filme de animação produzido pela Walt Disney e lançado em 1998. Na continuação, conheçam Kiara, filha de Simba e Nala que vive junto a Pedra do Rei no reino, e Kovu, filho de Zira que vive junto com Scar e todos os exilados, que eram aliados e familiares de Scar antes de sua morte.

Nostalgia O Rei Leão 2 O Reino de Simba
Imagem/Reprodução: The Lion King – Wikia

Inicialmente, Kiara já começa a desobedecer Simba, que é um pai bastante protetor, tentando impedi-la de se meter em grandes confusões como ele fez quando tinha a idade dela, mas quando desobedece Simba, Kiara acaba conhecendo Kovu e se metendo em diversas confusões com ele. Quando Simba observa Kiara e Kovu juntos, demonstra sua autoridade e lembrando à filha de que ela deve ficar longe de todos os exilados.

No entanto, Mufasa, pai de Simba, que faleceu no primeiro filme, envia uma mensagem para o sábio babuíno Rafiki, afirmando que Kiara deve ficar junto de Kovu. Passado os anos, Kiara se torna adulta, mas mesmo assim, quando sai para seus passeios é seguida por Timão e Pumba a pedido de Simba, já que ele ainda se preocupa com a vida de sua filha. Durante uma saida para localizar Kiara, percebe que está sendo seguida e consegue despistar-los, e durante a sua tentativa de caça os irmãos de Kovu e Nuka, que também são exilados, colocam fogo na floresta, onde Kiara quase morre, mas é salva por Kovu.

Nostalgia O Rei Leão 2 Kovu e Kiara
Imagem/Reprodução: The Lion King – Wikia

Ao descobrir, Simba fica muito furioso ao saber que Kiara foi salva por Kovu, mas Kovu o lembra de que agora Simba possui uma divida pela vida salva de Kiara e, então, pede que possa ficar no território do Reino, junto aos não exilados. Com isso, Simba não encontra alternativa e permite, mas, apenas para quitar a dívida. Nesse contexto, Zira e Nuka, irmão de Kovu, vigiam Kovu de longe para garantir que o plano esteja em ordem, só que eles já sabem que Kovu se apaixonará por Kiara e, com isso, pretende chegar até Simba e matá-lo.

O tempo passa e, Kovu se sente cada vez mais atraido por Kiara. Simba observa o amor entre os dois e precisa que Nala o convença a apoiar essa união. Contudo, em um dia específico ele pede para conversar com Kovu e descem até os limites do Reino e, chegando lá, Simba percebe que estava em uma armadilha de Zira. Cabe a ele, sozinho, lutar contra os exilados. No entanto, Kovu não se mete na confusão em nenhum dos lados e acaba não conseguindo impedir a morte de seu irmão, Nuka, então é exilado do reino por Simba e fica distante de sua mãe, que não o perdoa.

Com isso, Kiara não entende o ponto de vista de Simba, seu pai, e acaba fugindo com Kovu e só retornando durante outro conflito entre Simba e Zira, assim Kiara consegue acabar com a briga dizendo que todos eles são como um só, assim como Simba disse a ela durante sua infância. O conflito acaba com os exilados voltando ao reino e Zira morrendo acidentalmente durante a quebra de um rio. Kiara e Kovu ficam juntos e vivem em paz junto a Simba e Nala, seguindo o destino que Mufasa previu.

O Rei Leão 3: Hakuna Matata

Dessa vez, se passam seis anos, e surge o último filme “O Rei Leão 3: Hakuna Matata“, também conhecido como “O Rei Leão 1 ½“, é um filme de animação produzido pela Walt Disney Pictures e os estúdios DisneyToon e lançado oficialmente em 2004. É o terceiro e último filme da trilogia “O Rei Leão”. O filme conta uma história que inicia antes dos eventos do filme original da Trilogia e os personagens principais, Timão e Pumba, eventualmente são mostrados comentando sobre o filme em um cinema.

Nostalgia O Rei Leão ½ Resenha
Imagem/Reprodução: The Lion King – Wikia

Para quem não conhece, Timão e Pumba são simpáticos amigos, inteligentes, e grandes heróis da savana. “O Rei Leão 3” nos leva ao passado, antes mesmo do início da história de Simba, e ainda mais para trás (literalmente). Nesta nova comédia com muita aventura, Timão e Pumba descobrem as suas origens, quando eles se conheceram e como ajudaram Simba em diversos obstáculos.

Sua história inclui grandes momentos de “O Rei Leão”, que agora lhe mostra um ponto de vista bem diferente. Há diversos momentos hilários, com a participação especial de Simba, quando fugiu do Reino, além, é claro, do sábio babuíno Rafiki.

Nostalgia O Rei Leão 1 ½
Imagem/Reprodução: Disney

No filme, a Walt Disney mostra que ainda continua mantendo o seu tradicional padrão de qualidade, sabendo equilibrar bem os momentos de drama, humor e, principalmente, de aventura. Com isso, “O Rei Leão 3: Hakuna Matata”, não poderia ser diferente, muito pelo contrário, consegue ir até além do que foi prometido inicialmente.

Sem dúvidas, um dos momentos mais épicos é quando Timão e Pumba começam a assistir o primeiro filme do Rei Leão, e Timão fica insistindo para que Pumba avance até a parte em que eles aparecem, porque eles não estão no início do filme. A partir daí, Pumba resolve contar um pouco da história dos dois, que começa antes da jornada de Simba.

Dessa forma, contam sobre a mãe de Timão e sobre o Tio Max, descobrem porque Timão deixou a colônia, e onde ele aprendeu o Hakuna Matata. Também contam como se conheceram, e os perigos que enfrentaram enquanto procuravam pelo “Lar dos Sonhos”. E é dessa forma que a Walt Disney fecha com “chave de ouro” a série.

Aproveite: Compre agora a Trilogia em Blu-Ray por um preço especial!

E você, o que acha do filme “O Rei Leão”? Compartilhe a sua opinião conosco!

Fonte: The Lion King – Wikia
Imagem: The10BestReview

Cinema
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma empresa com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Cinema:

Crítica: Moana

Juan de Souza06/01/2017

Crítica: Rogue One – Uma História Star Wars

Juan de Souza17/12/2016

Curiosidade: As cenas reutilizadas da Disney

Juan de Souza18/10/2016

Crítica: Meu Amigo, o Dragão

Juan de Souza02/10/2016

Filmes que todo empreendedor deveria assistir no Netflix

Juan de Souza14/08/2016

Crítica: Esquadrão Suicida

Juan de Souza05/08/2016