Cinema

Nostalgia: Up Altas Aventuras

Up Altas Aventuras” é um filme norte-americano conceituado como “épico”, do gênero animação sendo o décimo longa-metragem de animação produzida pelos aclamados estúdios da Pixar lançada nos Estados Unidos, em 29 de maio de 2009. O filme é o segundo longa do diretor Pete Docter e também o décimo-primeiro filme da Disney a ser apresentado em Disney Digital 3D. Relembre-se desse clássico da Walt Disney!

Up Altas Aventuras Relembrando
Fonte da imagem: Pixar

Charles Muntz é um explorador que foi chamado de fraude por vários cientistas após levar um esqueleto de uma ave gigante encontrado no Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela. Seu objetivo é encontrar e levar para a civilização essa ave ainda viva, a fim de restabelecer sua reputação.

Porem, para isto, ele se manteve na Venezuela por várias décadas procurando a ave. Carl Fredericksen, um vendedor de balões, e sua esposa Ellie, sempre tiveram um sonho: mudar-se para o Paraíso das Cachoeiras. Entretanto, outras obrigações financeiras sempre surgiram, atrasando consideravelmente seu sonho, mas mesmo assim não desiste dele. Quando eles finalmente compram as passagens, Ellie vem a falecer de velhice, e Carl passa a viver sozinho como um recluso, sem algo para fazer.

Com o passar dos anos, a cidade cresce em volta da casa de Carl, que se recusa a vendê-la para a construção de um gigante prédio. Depois de uma desavença com um trabalhador da construção civil, o tribunal ordena Carl a se mudar para um asilo. Ele quer manter a promessa feita à Ellie, e realizar o sonho de ambos, então inventa um esquema com seu velho material para criar um dirigível improvisado com milhares de balões de gás, que arranca a casa fora de suas bases para sair flutuando céu afora.

Up Altas Aventuras Clássico
Fonte da imagem: Pixar

Russell, um escoteiro que pretende ganhar a medalha de mérito por ajudar um idoso, havia voltado para a varanda depois de ser despistado por Carl no dia anterior para procurar uma Narceja (suposto pássaro da América do Sul, que não existe próximo da casa de Carl. Ele fez isso para livrar-se do garoto). E não é que o resultado é completamente diferente?

Depois de uma tempestade, eles aterrissam em um planalto próximo do Paraíso das Cachoeiras – Venezuela. Com o peso da casa sustentado pelos balões, os dois começam a puxar a casa, circulando o planalto para chegar ao seu destino. Contudo, eles precisam se apressar, pois o gás dos balões vai se acabar dentro de três dias. Enquanto caminham para as cachoeiras, Russell descobre uma ave tropical gigante e bem colorida, que ele pensa ser a narceja e a nomeia como Kevin.

Mais adiante, o trio conhece Dug, um cachorro da raça Golden Retriever com uma coleira que permite traduzir os seus pensamentos. Inicialmente, Dug possui interesse em levar Kevin consigo para ser aceito por seus amigos. Nesse contexto, Carl descobre também que seu dono é Muntz, o grande explorador difamado, seu herói de infância e também de sua esposa. Nesse momento, Carl fica bem emocionado.

Up Altas Aventuras Clássico
Fonte da imagem: Pixar

Porém, nem tudo são flores. Carl descobre que Muntz quer aprisionar a ave, que na verdade é Kevin. Ele tenta fugir com Russell para salvar Kevin (que se fere na ocasião). Todos conseguem escapar com a ajuda de Dug. Não demora muito para Muntz e seus cães de caça chegarem em seu dirigível Spirit of Adventure guiados por um dispositivo de rastreamento na coleira e Dug. Muntz coloca fogo na casa de Carl e captura Kevin. Carl consegue salvar sua casa do fogo e a estabelece no Paraíso das Cachoeiras, assim como Ellie sempre desejou.

Ele revê o livro de aventuras de Ellie e tem lembranças de sua vida ao lado ela. No final do livro, junto com a última foto, ele encontra um agradecimento escrito por ela, que o encoraja a seguir uma nova aventura sem ela. Com isso, Carl vai procurar Russell, ainda a tempo de vê-lo fugindo para tentar resgatar Kevin. Carl alivia o peso retirando seus móveis, permitindo que a casa “flutue” novamente até o dirigível de Muntz, e no meio do caminho, ele se alegra ao saber que Dug estava em casa para ajudá-lo.

Russell consegue entrar no dirigível em uma janela, mas é capturado pelos cães de caça. Russell é amarrado e arremessado para fora, mas Carl o salva no último instante, o mantém em casa enquanto vai com Dug atrás de Kevin. Enquanto isso, Carl e Dug (dupla dinâmica) distraem os cães para longe de Kevin, para libertá-la e iniciar uma nova fuga. Carl e Muntz fazem um duelo (Muntz com uma espada e Carl com sua bengala) enquanto Dug é capaz de tomar a liderança da matilha dos cães.

Muntz estoura a maioria dos balões, mas Carl consegue enganá-lo para todos poderem fugir, antes de verem a casa lentamente cair à deriva. Muntz, para seu azar, escorrega e cai do dirigível enquanto tentava recapturar Kevin. Eles pilotam o Espírito de Aventura e levam Kevin de volta a seus filhotes. Carl, Russell e Dug voltam para a civilização. Dug passa a viver com Carl, e o resto dos cães encontram um novo dono.

Up Altas Aventuras” se tornou a quarta maior bilheteria da divisão Pixar, atrás apenas de Universidade Monstros, Procurando Nemo e Toy Story 3, com US$ 292 milhões arrecadado nos Estados Unidos, e US$ 731 milhões arrecadados mundialmente. Vale lembrar que, foi o primeiro filme da Pixar a ser nomeado para o Oscar de Melhor Filme.

E você, o que acha de “Up Altas Aventuras”? Compartilhe a sua opinião conosco!

Fonte: Disney Wiki
Imagem: IMDb

Cinema
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Cinema:

Crítica: Moana

Juan de Souza06/01/2017

Crítica: Rogue One – Uma História Star Wars

Juan de Souza17/12/2016

Curiosidade: As cenas reutilizadas da Disney

Juan de Souza18/10/2016

Crítica: Meu Amigo, o Dragão

Juan de Souza02/10/2016

Filmes que todo empreendedor deveria assistir no Netflix

Juan de Souza14/08/2016

Crítica: Esquadrão Suicida

Juan de Souza05/08/2016