Apple

Review: EarPods

Os EarPods, os tradicionais fones de ouvido da Apple, foram anunciados há bastante tempo e ficou marcado pela qualidade apresentada nos iPods e iPhones, por exemplo. Com isso, deixaram a impressão de que seriam fones surpreendentes, acompanhando o alto nível de tecnologia dos demais gadgets. Mas será que o acessório da Apple é realmente superior aos demais fones de ouvido disponíveis no mercado? Descubra!

Análise Apple EarPods 2015
Imagem/Reprodução: CNET

Quando vemos os fones de ouvido pela primeira vez, os EarPods realmente surpreendem pelo design. Feitos de um material bem liso e brilhante, com um design bem diferente da grande maioria dos fones, o acessório da Apple dá mesmo a impressão de ser bem acima da média. Em outras palavras, um produto “Premium“.

O layout dos EarPods, aliás, é bem interessante, e deixa logo de cara a curiosidade de como vai encaixar na orelha. Com um formato arredondado mas esticado na área que encaixa no ouvido, ele parece um híbrido entre os fones padrão e aqueles intra-auriculares – com uma borracha que se encaixa na orelha.

Por ser feito de um material mais resistente e pelo seu formato que deixa algumas “pontas”, em um primeiro momento os fones podem parecer desconfortáveis. Além disso, é preciso ajeitar muito eles na orelha até que eles encaixem perfeitamente – o que varia a cada pessoa, é claro. Depois de assentados na orelha, porém, os fones surpreendem: eles “desaparecem” totalmente.

Análise EarPods 2015 Apple
Imagem/Reprodução: Volt Magazine

Os EarPods têm uma boa qualidade de som, com agudos cristalinos e bem projetados, e boa resolução dos baixos. Um ponto a se observar dos fones, fica por conta dos médios, que desaparecem muitas vezes, principalmente quando o volume não está muito alto. A questão, na prática, é que isso desvaloriza muito o vocal das músicas – que normalmente ficam nesta frequência. Então, se você gosta de ouvir músicas com os instrumentos muito mais “aparentes” que a voz, vai curtir. Se não, provavelmente vai estranhar.

Outra questão é o vazamento do áudio pelos fones de ouvido. Não chega a ser absurdo, mas considerando a qualidade que os EarPods parecem ter, é decepcionante. O acessório não bloqueia corretamente o som externo, o que o deixa com uma desvantagem que os intra-auriculares mais comuns do mercado, além é claro, de deixar o áudio vazar bastante. Para ouvir músicas em ambientes mais barulhentos, o resultado não será dos melhores.

Por outro lado, é notável que a Apple teve bastante cuidado para que os EarPods possuam um bom acabamento e, o mais importante: durem bastante. Além do acessório ser feito com materiais resistentes e de qualidade, alguns quesitos demonstram que não vai ser fácil destruir os fones com o uso frequente, o que é um excelente ponto a se destacar.

Análise EarPods Review Português
Imagem/Reprodução: Wired

Um dos casos mais comuns de perda de fones de ouvido é que a borracha que envolve os fios acaba se desgastando com o tempo, de tanto que é dobrada e repuxada, deixando os cabos expostos. Com isso, é questão de tempo até que o fone comece a apresentar mau contato ou parar de funcionar.

No entanto, nos EarPods, porém, isso é mais difícil de acontecer, já que o acessório recebeu uma camada extra de borracha nas extremidades próximas às partes mais duras do fone. Assim, justamente as partes mais sensíveis do fio ficam bem mais protegidas do que a maioria dos fones de ouvido.

Nossa Opinião
  • Design - 9.5/10
    9.5/10
  • Funcionalidades - 9/10
    9/10
  • Desempenho - 8.3/10
    8.3/10
  • Custo-Beneficio - 9/10
    9/10

Conclusão

Sem dúvidas, um dos maiores problemas dos EarPods é o preço. Com o recente reajuste aqui no Brasil, até a publicação desse review, o mesmo custa R$ 249 na loja oficial da Apple e em boa parte dos sites especializados. Apesar da qualidade indiscutível do acessório, o preço é um pouco exagerado para o que é apresentado, já que é possível encontrar fones de outras marcas com desempenhos bem semelhantes e valores muito menores.

Porém, se você faz questão de comprar fones da Apple e não se importa em pagar o quantia proposta, não vai se arrepender: no geral, o acessório é muito bem feito, além de possuir uma performance acima da média. Entretanto, se você pretende adquirir o acessório esperando que ele seja "o maior de todos", vai se decepcionar.

Os EarPods são ótimos fones de ouvido, mas é possível encontrar outros "tão ótimos" quanto ele. Logo, ele é muito melhor que modelos simples e baratos, mas não consegue se distanciar de outros do mesmo segmento, que apresentam muitas vezes desempenhos bem parecidos e contam até com preços um pouco mais acessíveis.

9/10

Imagem: CNET

Apple
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Apple:

Estaria a Apple criando um novo mercado de adaptadores?

Juan de Souza01/11/2016

Podcast #12: Cobertura da WWDC 16

Juan de Souza15/06/2016

WWDC 16: Resumo da Keynote

Juan de Souza13/06/2016

Cobertura – Evento da Apple

Juan de Souza13/06/2016

Cobertura – Evento da Apple

Juan de Souza21/03/2016

Curiosidade: O que significa o “i” dos produtos da Apple?

Juan de Souza24/02/2016