Dúvida

Dúvida: A Netflix retira Filmes e Séries do catálogo?

Sendo mais direto, sim, a Netflix costuma remover títulos do seu catálogo. No entanto, a remoção pode ser considerada como “temporária” ou “definitiva”. Normalmente, a empresa remove os títulos temporariamente para resolver problemas técnicos, como áudio e legenda fora de sincronia. Assim que os problemas de um título são sanados ele volta a ficar disponível para todos os assinantes. Não existe um prazo específico para tanto, e a Netflix não costuma notificar a saída ou retorno de um título.

No entanto, praticamente qualquer título pode sair definitivamente do catálogo porque a Netflix não é a “proprietária” desses materiais. O que acontece? A Netflix contrata um estúdio ou uma empresa detentora dos direitos de exibição, uma licença para incluir um título em seu catálogo. Os termos de cada contrato variam, incluindo o custo e a validade da licença, mas uma coisa é quase sempre certa: a licença possui uma data de expiração. Ao final do período da licença, o título deve sair do catálogo.

Por outro lado, geralmente, a Netflix costuma renovar as licenças de vários títulos, algumas vezes antes mesmo de saírem do catálogo – outras vezes, poucos dias depois, fazendo retornar um título que havia saído, por exemplo. Porém, alguns títulos não são renovados, e saem permanentemente.

Como os custos de licenciamento são relativamente altos, em especial, os títulos de sucesso e a verba da Netflix é limitada, ela escolhe cuidadosamente quais títulos irá renovar. A relação entre o número de horas que um título foi assistido e o custo da sua licença é um dos principais parâmetros a serem considerados nesse sentido.

E você, o que acha a respeito? Compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvida
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Dúvida:

Como economizar a bateria do seu iPhone?

Juan de Souza21/09/2017

Por que utilizar o “Modo Noturno”?

Juan de Souza08/08/2016

Dúvida: Como medir a temperatura do PC?

Juan de Souza17/02/2016

Dúvida: Qual a vida útil de um SSD?

Juan de Souza13/02/2016

Dúvida: Videogame realmente estraga a TV?

Juan de Souza29/01/2016

HD vs. SSD – Qual é a melhor opção?

Juan de Souza25/01/2016