Curiosidades

Conheça a história por trás do wallpaper do Windows XP

Sem dúvidas, a imagem acima é uma das mais vistas do mundo. Abrindo a tela inicial do clássico Windows XP, é estimado que mais de um bilhão de pessoas já viram as planícies verdes e as nuvens brancas fotografadas por Charles O`Rear. O que poucas pessoas sabem é que a imagem, tirada de uma planície em Sonoma, nos Estados Unidos, seria uma das maiores decepções do fotógrafo estadunidense.

Ele afirma o seguinte ao jornal Sydney Morning Herald:

“Eu não fazia ideia que ela se tornaria a fotografia mais vista e reconhecida do mundo. Se eu soubesse o quão popular ela se tornaria e quantos computadores estariam com ela, eu teria feito um trato e comentado ‘apenas me dê alguns centavos para cada vez que ela for vista’. Isso seria um negócio melhor”, confessa o fotógrafo, embora sem revelar o quanto ele recebeu pela imagem.

Windows XP Fotógrafo do Wallpaper
Imagem/Reprodução: Sydney Morning Herald

No entanto, alguns especialistas estimam que, se Charles O`Rear tivesse cobrado da sua fotografia um centavo por cada cópia do Windows XP vendida, hoje teria lucrado mais de US$ 10 milhões.

Ao contrário do que muitos especulam, as planícies que são exibidas na imagem não estão localizadas na Irlanda. Tudo começou enquanto O’Rear estava passeando pela Califórnia para buscar sua namorada em 1996. Contudo, O’Rear parou o carro para admirar a paisagem dos campos e tirar uma foto com sua câmera Mamiya RZ67. Uma tempestade passou pelo local, mas algumas nuvens haviam ficado – e de lá ele tirou a icônica fotografia.

Agora deve ficar a dúvida: como está o local após 15 anos? Veja no Google Street View e descubra!

O local onde O`Rear tirou a imagem é de difícil de acesso, pois as planícies agora pertencem a uma vinícola local. Afinal, alguns anos separam os verdes campos do Windows XP para a paisagem dos dias de hoje. Mas o que você achou? Um pouco diferente do famoso papel de parede que estrelou seu computador?

Fonte: Sydney Morning Herald
Imagem: Sydney Morning Herald

Curiosidades
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Curiosidades:

Os 8 bugs mais esquisitos da história dos games

Juan de Souza12/06/2017

Por que o mascote do Linux é um pinguim?

Juan de Souza15/05/2017

Nostalgia: Nintendo 64

Juan de Souza12/05/2017

Benefícios científicos de jogar videogames

Juan de Souza03/05/2017

Deixar o PC ligado muito tempo estraga?

Juan de Souza26/04/2017

Canais no YouTube para aprender Inglês

Juan de Souza05/01/2017