Hardware

Memória RAM – Vale a pena fazer o upgrade?

Quando adquirimos um PC, o que esperamos dele é bom desempenho e rapidez para acessar a internet, softwares, entre outros. Enfim, algumas vantagens que vêm com a praticidade de um computador. O que muita gente não sabe, no entanto, é que esta rapidez depende muito da memória RAM utilizada. Entenda melhor!

Memória RAM Imagem
Imagem/Reprodução: wiseGEEK

A memória que exerce influência é a chamada “RAM” – ou Random Access Memory –, que funciona como um armazenador temporário de dados. Esses dados guardados pela memória RAM do computador são armazenados apenas enquanto a máquina está em funcionamento, e é por isso que quanto maior a memória RAM do seu computador, mais rápido as informações serão carregadas.

O que acontece é que o fator “agilidade” e “praticidade” vai depender muito do acúmulo de funções que você executa na máquina. Em uma máquina comum, geralmente a memória suporta a execução de diversos softwares simultâneos: por exemplo, você pode usar alguns arquivos do Word e do Excel e diversas janelas de navegador da Internet. Tudo isso lembrando que o sistema operacional também consome espaço de memória – chegando a somar em conjunto com a memória.

Memória RAM DDR Versões
Imagem/Reprodução: Wikipédia

É válido lembrar que, não se pode esquecer também da importância de ter um bom processador na máquina, que exerce um papel mais que fundamental nesta história e influencia na agilidade do seu computador.

Por isso, no momento da aquisição, além da memória RAM para notebook, informe-se também sobre qual o processador utilizado. Os mais comuns atualmente, e também um dos melhores do mercado, são os processadores fabricados pela Intel, que você pode encontrar, por exemplo, em um computador com Core i5.

Modelo Memória RAM DDR4
Imagem/Reprodução: Wikipédia

E você, o que acha do assunto? Compartilhe a sua opinião conosco!

Imagem: Social Barrel

Hardware
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma startup com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Hardware:

Deixar o PC ligado muito tempo estraga?

Juan de Souza26/04/2017

Samsung anuncia um SSD “pequeno”

Juan de Souza02/06/2016

Dúvida: O que é Memória RAM em Dual Channel?

Juan de Souza07/04/2016

Dúvida: Qual a vida útil de um SSD?

Juan de Souza13/02/2016

Dúvida: Videogame realmente estraga a TV?

Juan de Souza29/01/2016

HD vs. SSD – Qual é a melhor opção?

Juan de Souza25/01/2016