Games

Review: Uncharted 4: A Thief’s End

Chegou! “Uncharted 4: A Thief’s End” é o novo game da Naughty Dog. O título, primeiro game inédito da saga para o PlayStation 4, marca o retorno de Nathan Drake em uma aventura repleta de reviravoltas, gráficos encantadores e um modo multiplayer que empolga e surpreende qualquer gamer. Confira o nosso review!

A trama de “Uncharted 4” é bem similar aos demais capítulos da série. Agora, Nathan Drake parte em uma nova aventura para ajudar seu irmão, Sam, a recuperar um tesouro para que possa quitar uma dívida. Porém, mesmo com a ajuda de seu amigo, Sulivan, será preciso agir sorrateiramente para que sua esposa, Elena, não o descubra, uma vez que o próprio Nathan havia prometido se aposentar da carreira de explorador.

PS4 Uncharted Análise em Português
Imagem/Reprodução: PlayStation

Em meio a tudo isso, há uma constante busca a um tesouro, com reviravoltas, surpresas, momentos de emoção e uma boa dose de humor, é claro. Isso soa muito bem para os fãs, já que também há referências às aventuras anteriores, além do retorno de personagens icônicos, como, por exemplo: Sulivan e Elena. Contudo, para os menos pacientes e que não fazem questão em acompanhar a história, os longos diálogos de Uncharted 4 podem incomodar bastante.

Além disso, a grande estreia de Sam na franquia também merece altos elogios. A inclusão do irmão do protagonista cai como uma luva para dar motivo a um enredo completamente novo, além de apresentar um personagem tão parecido com Nathan Drake e ao mesmo tempo carregado de personalidades. Assim como os vilões e outros personagens, cujos papéis têm importância para a trama.

Análise Uncharted no PlayStation
Imagem/Reprodução: PlayStation

A jogabilidade de “Uncharted”, sem dúvidas, sempre foi um dos pontos fortes da franquia. A forma com que Nathan Drake escala, salta, agarra e se movimenta, é eficiente até mesmo para quem não possui tanta habilidade com os controles, tornando os a série uma boa pedida para quem acaba de comprar o primeiro console, no caso, o PlayStation 4.

A fórmula do sucesso se mantêm praticamente intacta em “Uncharted 4”, com algumas poucas evoluções perceptíveis. A principal delas é o gancho de Nathan Drake, que faz com que o personagem alcance plataformas ainda mais altas e avance maiores distâncias. Tudo isso no melhor estilo “Indiana Jones“.

Ainda assim, há um foco maior na furtividade. Em muitos casos, é mais eficiente agir sorrateiramente e eliminar seus inimigos um por um, do que simplesmente sair atirando contra todos eles. Para isso, há elementos que auxiliam essa abordagem, como, por exemplo: o gramado alto, plataformas mais altas e pequenos becos.

Review Uncharted 4 Naughty Dog
Imagem/Reprodução: PlayStation

Em aspectos gráficos, “Uncharted 4” é de longe um dos mais belos da atual geração. É incrível a forma com que os personagens foram reproduzidos, seja pela fisionomia, expressões faciais ou até mesmo pela sincronia com o áudio dos diálogos nas cutscenes e missões.

O capricho se estende também aos cenários. É difícil não jogar sem “printar” a tela repetidamente ao longo de toda a aventura. Os lugares por onde Nathan Drake percorre são paradisíacos, seja pelo contexto ou pela excelente qualidade que a Naughty Dog expôs em sua obra de arte.

Uncharted 4 Naughty Dog Análise em Português
Imagem/Reprodução: PlayStation

Surpreendentemente, “Uncharted 4” traz um modo multiplayer, que tem tudo para vingar e ser um dos pontos mais altos do jogo. O que parecia simples e até desnecessário em outros capítulos se torna uma boa opção para prolongar consideravelmente a vida útil do game.

Os modos são basicamente os mesmo dos outros capítulos, com a grande vantagem das partidas rodarem a 60 quadros por segundo. Também há adições de novas habilidades, como totens que lançam bolas de energia contra seus inimigos e a inclusão de aliados controlados por inteligência artificial (IA). Isso cria uma dinâmica ainda maior no jogo e intensifica os combates.

Nossa Opinião
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 9.8/10
    9.8/10
  • Áudio - 10/10
    10/10
  • Dublagem - 10/10
    10/10
  • Diversão - 10/10
    10/10

Conclusão

"Uncharted 4" fez valer a pena grande espera e pode ser considerado como melhor game já lançado para o PlayStation 4, até o momento. O game traz a boa e velha mecânica que consagrou a franquia, com tímidas evoluções que chegam para somar.

Os gráficos surpreendem pela qualidade, assim como o modo multiplayer, algo que foi criticado em outras versões, torna-se uma excelente opção de jogo. "Uncharted 4" é um item obrigatório para quem possui um PlayStation 4 e o motivo que faltava para se adquirir o console da Sony.

10/10

Imagem: PlayStation

Games
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma empresa com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Games:

Review: Carros 3: Correndo para Vencer

Juan de Souza22/06/2017

Os 8 bugs mais esquisitos da história dos games

Juan de Souza12/06/2017

Os maiores clássicos do Super Nintendo

Juan de Souza01/06/2017

The Legend of Zelda: veja as curiosidades

Juan de Souza19/05/2017

Nostalgia: Nintendo 64

Juan de Souza12/05/2017

Review: Slime Rancher

Juan de Souza08/05/2017