Internet

Tutorial: Como aprimorar o podcast no Audacity

Uma das pontos mais importantes da comunicação, sem dúvidas, é a qualidade do áudio e do vídeo (se for o caso). Se você publicar um vídeo online com a melhor imagem do mundo e um áudio ruim, as pessoas irão notar e rapidamente deixarão o seu conteúdo de lado para assistir alguma outra coisa.

O “Audacity” é um dos programas mais utilizados para edição de podcasts, até mesmo pelo fato de ele trazer boas funções, efeitos e plugins gratuitamente. Contudo, nem todos sabem extrair todas as funcionalidades que ele proporciona, e foi justamente por este motivo que resolvi revelar algumas dicas do software para você, facilitando a sua vida na hora da edição de qualquer tipo de áudio. Confira nosso tutorial na íntegra!

Melhorar podcast no Audacity
Imagem/Reprodução: Fast Company

Amplificar vs. Normalizar

Essas duas funções estão localizadas no menu “Efeitos” e podem ajudar a você em gravações de entrevistas — principalmente —, embora sirva na hora de editar músicas, também. Se o áudio todo estiver muito alto ou baixo demais, então use a função “Amplificar” para corrigir esse detalhe. Por outro lado, se apenas alguma parte específica do áudio estiver ruim, ajuste através da opção “Normalizar”, sempre selecionando o trecho em que a função será aplicada.

Removendo os ruídos

Se o microfone usado para as suas gravações gera muito chiado, faça o seguinte: selecione um trecho de áudio que não tenha absolutamente nada gravado. Feito isso, vá ao menu “Efeitos > Remover Ruído” e clique na opção “Perceber perfil de ruído”. Agora, selecione a pista de gravação da música inteira (do começo ao fim), clique na função “Efeitos > Remover Ruído” e confirme em “Ok” — pronto!

Extraia o Áudio de Vídeos

Para quem aprecia usar trechos de áudio de vídeos variados, saiba que é possível fazer isso com o Audacity, bastando usar os plugins FFmpeg for Audacity e LAME for Audacity, que podem ser baixados diretamente clicando aqui. Uma vez instalados, proceda da seguinte maneira: selecione a opção “Arquivo > Exportar”, escolha “MP3” como formato de saída e clique no botão “Salvar”.

Qualidade de Captação

Por mais perfeito e repleto de funções, a maioria dos programas gratuitos para esse tipo de tarefa não vai fazer milagres com aquilo que já está gravado. Portanto, é de extrema importância que você se preocupe com a qualidade de captação daquilo que é gravado através de seu equipamento de gravação. Ou seja, é imprescindível que você tenha um microfone de boa qualidade para obter bons resultados em qualquer tipo de gravação.

Efeitos Adicionais

Se você está tentando criar efeitos sonoros, mas não têm nenhuma amostra para trabalhar, saiba que o Audacity fornece as amostras. Através do menu “Gerar” você encontra várias opções interessantes, que, combinados com outros itens, vão deixar a faixa gravada com um aspecto bem mais profissional.

E você, possui alguma dúvida? Diga nos comentários!

Imagem: Gentside

Internet
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Internet:

Filmes que todo empreendedor deveria assistir no Netflix

Juan de Souza14/08/2016

Como compartilhar a internet via Wi-Fi no Windows 10

Juan de Souza30/07/2016

HD vs. SSD – Qual é a melhor opção?

Juan de Souza25/01/2016

Crítica: Steve Jobs

Bernardo Hippert18/01/2016

Airbus testa com Uber transporte em helicópteros

Juan de Souza18/01/2016

Netflix pretende impedir o uso de Proxy

Juan de Souza15/01/2016