Internet

Como compartilhar a internet via Wi-Fi no Windows 10

Curiosamente, o Windows 10 tem um recurso escondido que lhe permite criar um “AP Wireless” para transmitir rede para outros dispositivos. Nesse tutorial, você vai aprender a como compartilhar a Internet utilizando a conexão Wi-Fi no novo sistema operacional da Microsoft. No entanto, para que você não se depare com nenhum problema ao realizar a configuração, siga as nossas etapas nesse tutorial!

Compartilhar minha internet do Computador
Imagem/Reprodução: TFX

Antes de mais nada, é necessário ter certeza de que seu laptop ou desktop tenha uma placa de rede wireless. Note que a maioria dos laptops possuem placas de rede wireless, mas a maioria dos PCs tradicionais não contam com este recurso, portanto, verifique se o seu dispositivo tem uma placa que é capaz de conectar-se em redes.

Se o seu aparelho está de acordo, certifique-se de que sua placa de rede wireless suporta o recurso de “Rede hospedada” do Windows 10, para saber faça o seguinte:

  1.  Digite “cmd” na caixa de pesquisas do Windows para encontrar o bom e velho “Prompt de Comando”; Ao encontrar, clique com o botão direito do mouse sobre seu ícone e acesse a opção “Executar como administrador”;
  2. Após entrar no “Prompt de Comando”, digite o seguinte comando: “netsh wlan show drivers“;
  3. Pressione a tecla “Enter” e procure a seguinte linha: “Rede hospedada compatível: Sim“;
  4. Se para o valor estiver diferente, é provável que a sua placa de rede wireless não suporta este recurso, portanto, não adianta continuar seguindo este tutorial. Se o valor for “Sim”, siga adiante.

Um rápido adendo: certifique-se de que sua placa de wireless está ativada, caso contrário o comando acima irá indicar que não há nenhuma interface sem fio no seu Windows. Agora podemos configurar a rede hospedada do Windows 10, vamos primeiro criar o nosso “AP Wireless Virtual“, ou seja, vamos criar uma conexão com username e password para que outros dispositivos que tenham conexão Wi-Fi possam se conectar ao nosso computador.

Compartilhar minha internet do Computador
Imagem/Reprodução: TFX

Continuando com o nosso amigo “Prompt de Comando” em modo “Administrador”, digite o seguinte comando:

netsh wlan set hostednetwork ssid=nomedasuarede key=senhadasuarede mode=allow“, sem aspas.

É importante lembrar que, você deve substituir “nomedasuarede” para o nome que deseja dar para sua rede (este é o SSID da conexão) e “senhadasuarede” para a senha que deseja aplicar.

Para a senha, lembre-se do seguinte:  A chave de segurança do usuário (password) deve ser uma cadeia que tenha entre 8 a 63 caracteres ASCII, por exemplo, uma senha ou 64 dígitos hexadecimais que representem 32 bytes binários. Em outras palavras, utilize letras e números e evite caracteres inválidos, como espaços, acentos, e coisas do tipo.

Criar Internet WiFi em Casa
Imagem/Reprodução: TFX

Agora podemos iniciar a rede para que ela comece a transmitir internet via Wi-Fi para outros dispositivos, para isso digite no “Prompt de Comando“:

netsh wlan start hostednetwork“, sem aspas.

Observe, a conexão foi iniciada mais ainda não temos Internet sendo transmitida para ela. Agora você vai precisar saber qual a conexão de rede do seu computador recebe a Internet. Para isso, você precisa entrar na “Central de Rede e Compartilhamento” do Windows 10, bastando pesquisar na busca do sistema.

Internet Wifi Como transformar Ethernet em Wi-Fi
Imagem/Reprodução: TFX

Ao clicar com o botão direito sobre a sua conexão atual, selecione a opção “Propriedades”, logo em seguida, a aba “Compartilhamento”, marque a caixa “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet” e, em “Conexão de rede doméstica”, escolha a conexão que criamos com o recurso de “Rede Hospedada” do Windows 10.

Limitar uso da minha conexão Wi-Fi Hotspot
Imagem/Reprodução: TFX

Ainda assim, há um recurso bem interessante no Windows 10, onde você pode escolher quais são os serviços que pretende liberar para o usuário que se conectar à sua rede local.

A rede já está funcionando corretamente. No entanto, vamos criar um arquivo .bat para iniciar esta conexão toda vez que ligarmos o nosso computador, para isso digite “Notepad” e/ou “Bloco de Notas” na caixa de pesquisas do Windows 10.

Dentro do Bloco de Notas, digite o comando de início: “netsh wlan start hostednetwork“.

Logo em seguida, clique em “Arquivo“, “Salvar como…” e digite o nome “Iniciar-WiFi.bat”, com aspas.

Agora, você precisa reiniciar o seu computador para aplicar as mudanças no seu sistema. Quando o Windows 10 iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o “.bat” que criamos, e escolha a opção “Executar como administrador”. Pronto, agora é só conectar seus dispositivos favoritos e navega à vontade na sua nova rede.

Aproveite! 🙂

Imagem: Sri vatsavai krishnamarju

Internet
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Internet:

Filmes que todo empreendedor deveria assistir no Netflix

Juan de Souza14/08/2016

Tutorial: Como aprimorar o podcast no Audacity

Juan de Souza21/06/2016

HD vs. SSD – Qual é a melhor opção?

Juan de Souza25/01/2016

Crítica: Steve Jobs

Bernardo Hippert18/01/2016

Airbus testa com Uber transporte em helicópteros

Juan de Souza18/01/2016

Netflix pretende impedir o uso de Proxy

Juan de Souza15/01/2016