Dúvida

Por que utilizar o “Modo Noturno”?

Com o lançamento do “Modo Noturno” nos devices, levantou-se a importância de um filtro que deixe o display com cores mais quentes e/ou menos azuis. Por que eu preciso de um recurso desses no meu computador, smartphone ou tablet? Será que o recurso realmente me ajuda a dormir ou torna as leituras mais confortáveis?

Na prática, como explica o aplicativo F.lux, durante o dia, as telas dos dispositivos são confortáveis de olhar. Isso porque, elas são feitas para parecer com o sol. Mas, às 21h, 22h ou 3h da manhã, você provavelmente não deveria estar olhando para o sol.

Então, conforme o sol se põe, é interessante que você use menos o computador ou faça ele emitir luzes mais confortáveis para o seu olho. É por isso que vários médicos recomendam que você evite o computador e outros eletrônicos por pelo menos uma hora antes de dormir.

Modo Noturno SmartPhone
Imagem/Reprodução: Mashable

Ao enxergar luzes “mais confortáveis”, o problema é remediado. Você já deve conhecer as três cores primárias, que formam os pixels da maioria dos displays por aí: verde, azul e vermelho. Apesar de serem emitidas juntas, elas não são absorvidas pela nossa córnea (e posteriormente, pelo cérebro) da mesma forma.

As diferentes tonalidades de cor são absorvidas por vários tipos de fotorreceptores, células que captam a luz que chega à retina e transmitem impulsos nervosos sobre essas luzes para o cérebro. A luz azul, em especial, é absorvida por um fotopigmento chamado de melanopsina, encontrado em um fotorreceptor da retina.

Só que a melanopsina, quando sensibilizada pela luz azul, envia uma mensagem para o cérebro parar de produzir a melatonina, o hormônio que controla o sono. É um processo natural: com a quantidade de luz azul recebida durante o dia, nosso corpo entende que ainda não é hora de dormir.

Modo Noturno Inteligente
Imagem/Reprodução: Mashable

No entanto, conforme o sol vai se pondo, o corpo começa a produzir melatonina para indicar que é hora de dormir. Então você já deve imaginar o que a combinação de celular e cama faz: devido a alta quantidade de luz azul na tela de seu smartphone ou computador, muito maior que a de luz incandescente, seu cérebro entende que a hora de dormir ainda não chegou, embora o ritmo circadiano tente dizer o contrário.

E é sempre bom dormir direito. O doutor Dan Siegel, da Escola de Medicina da UCLA na Califórnia, disse ao Business Insider que, se você dormir menos que sete a nove horas por dia, as células da glia não limpam direito as toxinas geradas pelos seus neurônios.

Isso influência diretamente na produtividade, uma vez que sua atenção, memória e capacidade de sanar problemas ficam debilitadas. Dan Siegel ainda diz que até a insulina, que ajuda a regular o metabolismo, não funciona corretamente. Sem a insulina funcionando bem, você fica mais suscetível a ganhar peso porque você tende a comer mais sem necessidade.

Fonte: Forbes, Lifehacker
Imagem: Mashable

  • Sonia Maria Custodio

    Muito legal o seu post acerca do modo noturno em nossos smartphones. Gostei!!! <3
    Curtido e compartilhado! <3

Dúvida
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma startup com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Dúvida:

Dúvida: Como medir a temperatura do PC?

Juan de Souza17/02/2016

Dúvida: Qual a vida útil de um SSD?

Juan de Souza13/02/2016

Dúvida: Videogame realmente estraga a TV?

Juan de Souza29/01/2016

HD vs. SSD – Qual é a melhor opção?

Juan de Souza25/01/2016

Dúvida: A Netflix retira Filmes e Séries do catálogo?

Juan de Souza16/12/2015

Dúvida: Como proteger minha conta do Facebook

Juan de Souza05/07/2014