Apple

Estaria a Apple criando um novo mercado de adaptadores?

Há algum tempo existe uma grande preocupação com o real futuro da Apple. Ok, o novo iPhone 7 está vendendo bastante e a companhia está obtendo lucros fantásticos. No entanto, quando o período de “lançamento” do gadget passar, sendo que mais da metade de tudo que a empresa fatura vem do iPhone? O que a empresa terá no lugar para sustentar-se? Adaptadores. Basta criar complicações para vender determinadas soluções para os usuários.

Recentemente, a Apple se tornou uma grande referência na produção e distribuição de adaptadores dos mais diversos tipos, e a sua loja já vende 17 tipos diferente de adaptadores próprios, sem contar os fabricados por outras companhias. Isso, claro, se deve às recentes decisões de design da empresa, que resolveu eliminar entradas e portas em seus produtos mais simbólicos, como o iPhone e os MacBooks.

Battlefield 1 Análise no Xbox One
Imagem/Reprodução: Apple Store

No caso do iPhone, o primeiro sinal de uma nova era veio com o fim da porta de fones de ouvido. A eliminação da entrada P2 criou um novo mercado de adaptadores para de fones convencionais para a entrada Lightning do celular, e ele não é barato. No Brasil, por exemplo, ele vai custar até R$ 80.

Se você for uma das pessoas que tem o hábito de ouvir música no fone enquanto carrega o seu celular, será necessário um adaptador compatível. Você tem algumas opções: uma base lightning de R$ 380, que é um dock com uma porta de 3,5 mm e uma entrada para energia.

As mudanças da Apple não necessariamente são ruins, pois estão visando o futuro, onde apenas o USB C será responsável por diversas funções em seus dispositivos. No entanto, algumas mudanças não fizeram sentido, como, por exemplo: a entrada P2 no novo MacBook Pro e os fones de ouvido lightning. Em outras palavras, se você tem um iPhone 7 ou iPhone 7 Plus, saiba que você não pode utilizar seus fones no novo MacBook, que aceita apenas conexão P2 (?). Acredito que seria mais vantajoso se a Apple tivesse lançado, junto com os novos iPhones, os fones de ouvido com conexão USB tipo C, mas não foi o que aconteceu.

Em sua opinião, o que você acha que está acontecendo? Acha positivo essas mudanças?

Imagem: iPinoyTech

Apple
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma empresa com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Apple:

Podcast #12: Cobertura da WWDC 16

Juan de Souza15/06/2016

WWDC 16: Resumo da Keynote

Juan de Souza13/06/2016

Cobertura – Evento da Apple

Juan de Souza13/06/2016

Cobertura – Evento da Apple

Juan de Souza21/03/2016

Curiosidade: O que significa o “i” dos produtos da Apple?

Juan de Souza24/02/2016

Crítica: Steve Jobs

Bernardo Hippert18/01/2016