Cinema

Crítica: Moana

A espera finalmente acabou, 43 dias após o lançamento oficial no mercado norte-americano, o mais novo lançamento da Disney Animation Studios chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 5 de janeiro, e o público vai poder se emocionar e também se aventurar com Moana, a nova heroína do estúdio do Mickey. Mas será que o filme cumpre com a proposta inicial? Descubra em nossa crítica!

Moana crítica em Português
Imagem/Reprodução: IMDb

Antes do filme começar de fato, você vai ter o prazer de conferir o primeiro curta metragem da Disney dirigido por um brasileiro, o Léo Matsuda, que nos apresenta ‘Trabalho Interno‘. O divertido curta mostra a diária batalha de nossa cabeça com nosso coração, mostrando que para vivermos bem, temos que aprender a ter o equilíbrio do lado emocional com o lado racional! Repleto de piadinhas, o curta não é um dos melhores da última leva da Disney, mas diverte e nos faz refletir. Muitos vão comparar a temática com ‘Divertida Mente‘ (Inside Out) e o protagonista lembra e muito, o simpático Carl, protagonista de ‘UP‘.

O 56º longa-metragem de animação da Walt Disney traz a direção do Ron Clements e John Musker, que juntos já nos apresentaram sucessos em animação clássica (feito a lápis) como A Pequena Sereia (1989), Aladdin (1992), Hércules (1997), A Princesa e o Sapo (2009) e que agora lançam seu primeiro filme animado totalmente por computação gráfica, o famoso CGI (feito totalmente em computador) e lançado também em 3D.

O filme se passa há exatos três mil anos, onde os melhores navegadores do mundo cruzaram o vasto Pacífico Sul e descobriram as ilhas da Oceania. Mas depois, por um milênio, as viagens pararam, e até hoje, ninguém sabe o porquê. Moana, uma adolescente espirituosa de apenas 16 anos, vai entrar em uma grande aventura para descobrir isso. Depois do falecimento de um parente muito próximo, ela parte em uma missão em busca de uma ilha, onde terá que encontrar o lendário semideus Maui, para atravessar o mar aberto em uma viagem cheia da ação, encontrando criaturas marinhas gigantescas, submundos deslumbrantes e antigas histórias.

Moana crítica em Português
Imagem/Reprodução: IMDb

Com um excelente roteiro e personagens carismáticos como só a Disney sabe apresentar em suas animações, o destaque vai para o divertido e atrapalhado galo chamado Hei Hei, que curiosamente é um dos personagens mais engraçados da trama e que quase foi cortado da versão final do filme, você dificilmente não vai gostar dos dois protagonistas, a jovem e forte Moana, que foge do título “princesa” e se considera uma guerreira e do simpático e divertido semi-Deus Maui, um dos personagens mais legais do filme, que traz a difícil e trabalhosa mistura de animação 3D e a produção tradicional, o que é incrível.

Além disso, aqui vai uma curiosidade: você sabia que todas as tatuagens de Maui foram animadas tradicionalmente (lápis e papel) e depois levou-se um grande tempo para que eles fossem colocadas em cima da animação computadorizada do personagem? O resultado você confere nas telonas, mas garanto que ficou excelente.

Para os verdadeiros fãs da Disney, uma dica, o filmes está recheado de Easter eggs como as diversas aparições de personagens Disney. Fique atento ao animado, pois você poderá encontrar personagens como Baymax (de Operação Big Hero), Linguado e Sebastião (de A Pequena Sereia), Ralph (de Detona Ralph), o boneco de neve Olaf, entre muitos outros escondidos na animação.

Resenha Moana em Português Brasileiro
Imagem/Reprodução: IMDb

O roteiro traz uma história muito forte e com um final incrível e podemos o considerar bem superior aos últimos sucessos da Disney, como, por exemplo: Frozen e Operação Big Hero, na minha opinião, “Moana” não é o melhor filme de todos os tempos, mas vem com tudo trazendo uma animação de encher os olhos, tecnicamente é o desenho mais perfeito já produzido nos cinemas em animação 3D, não apenas da Disney, mas de todos os já lançados até hoje e apresentando uma personagem que explode empoderamento feminino, algo importante nos dias de hoje para as crianças e também para os adultos.

Nossa Opinião
  • Roteiro - 9.0/10
    9.0/10
  • Direção - 9.1/10
    9.1/10
  • Animação - 10/10
    10/10
  • Dublagem - 10/10
    10/10
  • Trilha Sonora - 10/10
    10/10

Conclusão

O mais novo filme da Disney é a pedida certa para toda a família nas férias e não, Moana não é um filme para meninas, pois com certeza vai agradar em cheio a toda a família que estiver procurando uma boa história, personagens carismáticos, músicas épicas e uma fantástica mensagem sobre a preservação da natureza. E vale deixar um aviso: fique até o final dos créditos, pois a Disney preparou uma das piadas mais divertidas do filme para a cena final pós-créditos! Vale a pena esperar! :)

9.6/10

Imagem: IMDb

Cinema
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma startup com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Cinema:

Crítica: Rogue One – Uma História Star Wars

Juan de Souza17/12/2016

Curiosidade: As cenas reutilizadas da Disney

Juan de Souza18/10/2016

Crítica: Meu Amigo, o Dragão

Juan de Souza02/10/2016

Filmes que todo empreendedor deveria assistir no Netflix

Juan de Souza14/08/2016

Crítica: Esquadrão Suicida

Juan de Souza05/08/2016

Crítica: O Bom Gigante Amigo

Juan de Souza02/08/2016