Curiosidades

Por que o mascote do Linux é um pinguim?

Você em algum momento já se perguntou o motivo do mascote do Linux ser um pinguim? É um fato bem curioso e até hoje discutido. Tudo em 1996, muitos integrantes da lista de discussão “Linux-Kernel” estavam discutindo sobre a criação de um logotipo ou de um mascote que representasse o sistema operacional Linux. Muitas das sugestões eram paródias ao logotipo de um sistema operacional concorrente e muito conhecido (Olá, Windows!). Outros eram monstros ou animais agressivos.

Linus Torvalds, criador do Linux, acabou entrando nesse debate ao afirmar em uma mensagem que gostava muito de pinguins. Isso foi o suficiente para dar fim à discussão. Depois disso, várias tentativas foram feitas numa espécie de concurso para que a imagem de um pinguim servisse aos propósitos do Linux, até que Larry Ewing sugeriu a figura de um “pinguim sustentando o mundo“.

Linux Conceito MascoteEm resposta, Linus Torvalds declarou que achava interessante que esse pinguim tivesse uma imagem simples: um pinguim “gordinho” e com expressão de satisfeito, como se tivesse acabado de comer uma porção de peixes. Torvalds também não achava interessante a ideia de ser algo muito agressivo ou forçado demais, mas sim a ideia de um pinguim simpático, do tipo em que as crianças perguntem: “Mamãe, posso ter um desses também?”.

Ainda, Torvalds também frisou que trabalhando dessa forma, as pessoas poderiam criar várias modificações desse pinguim. E isso realmente acontece, como podemos perceber nos últimos anos.

Mascote do Kurumim LinuxDiferente do original, o mascote ao lado é um filhote, mais magro, um menino em forma de pinguim, corajoso, e com características brasileiras (sim!). O por quê do pinguimLinus confessou ter contraído “Pinguinite“, doença transmitida por mordidas de pinguim. O sintoma é gostar muito de pinguins.

Quando questionado pelos usuários e pela imprensa sobre o por quê de pinguins, Linus Torvalds respondeu que não havia uma razão em especial, mas os achava engraçados e até citou que foi bicado uma vez por um “pinguim assassino” na Austrália e ficou impressionado como a bicada de um animal aparentemente tão inofensivo, podia ser tão dolorosa.

Imagem: National Geographic

Curiosidades
@tfxbrasil

Meu nome é Juan de Souza, tenho 17 anos de idade, sou o Fundador e CEO do TFX Startup, uma empresa com serviços e projetos inovadores, com o foco no Brasil e em outros países da América.

Veja também outras matérias relacionadas a Curiosidades:

Nostalgia: Nintendo 64

Juan de Souza12/05/2017

Benefícios científicos de jogar videogames

Juan de Souza03/05/2017

Deixar o PC ligado muito tempo estraga?

Juan de Souza26/04/2017

Canais no YouTube para aprender Inglês

Juan de Souza05/01/2017

Curiosidade: As cenas reutilizadas da Disney

Juan de Souza18/10/2016

Noruega está construindo um túnel submerso e “flutuante”

Juan de Souza26/07/2016