Games

The Legend of Zelda: veja as curiosidades

The Legend of Zelda é um grande marco entre os games. O jogo conta a história sobre um jovem guerreiro que deve salvar uma princesa, ajudou a moldar não apenas jogadores, mas futuros desenvolvedores, ao longo de mais de 25 anos de história da franquia. Recheada de curiosidades, montar uma lista sobre a série Legend of Zelda não é uma tarefa fácil, por isso vamos nos ater as curiosidades que vão além de simples “easter eggs“.

Curiosidade The Legend of Zelda Nostalgia
Imagem/Reprodução: Nintendo Enthusiast

Legend of Zelda: Ocarina of Time, lançado em 1998 para Nintendo 64, é tido por boa parte da crítica e pelo público, como o melhor jogo de videogame de todos os tempos. É o jogo com nota mais alta no site Metacritic e figura entre os primeiros lugares em qualquer lista sobre jogos eletrônicos, independente da época.

Além de Level Design e mecânicas inovadoras, Ocarina of Time triunfou em uma época em que jogos tridimensionais nos consoles eram novidade. A tentação para criar algo limitado era bastante comum, ao invés disso, Nintendo deu liberdade ao jogador. Além disso, o jogo possui um visual que conseguiu envelhecer muito bem, rendendo um remake em 2011 para Nintendo 3DS com pouquíssimas modificações. Uma prova de que não se mexe em time que está ganhando.

Em uma entrevista ao site GameSpot, o criador de Legend of Zelda, Shigeru Miyamoto, citou uma história curiosa, sobre a criação do clássico. A ideia para o conceito de The Legend of Zelda veio das lembranças de sua infância em Kyoto, onde ele brincava de explorar as florestas, cavernas, campos e lagos nas redondezas.

Curiosidade The Legend of Zelda Nostalgia
Imagem/Reprodução: Nintendo Enthusiast

De acordo com Miyamoto: “Fui caminhando na floresta e encontrei um lago. Foi uma surpresa para mim dar de cara com aquele lago. Quando estava mais velho, viajei por todo o país sem qualquer mapa, tentando encontrar o meu caminho, e foi descobrindo coisas incríveis e percebendo como era encarar uma aventura assim”.

Em 2012, Shigeru Miyamoto revelou em uma entrevista ao site Game Kult, as ideias que levaram à criação do personagem. Ainda assim, Miyamoto é fã declarado de Walt Disney, e o personagem Link teve forte inspiração na animação de Peter Pan.

Curiosidade The Legend of Zelda Nostalgia
Imagem/Reprodução: Nintendo Enthusiast

Há várias semelhanças entre os personagens. Ambos usam roupas parecidas e com predominância do verde. Em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Link é guiado por uma fada, assim como o tão conhecido Peter Pan e ambos vivem em um lugar onde as crianças não envelhecem.

Zelda” é ainda é considerado um nome pouco comum, então de onde veio a inspiração? De acordo com uma entrevista ao site Amazon em 2007, o criador da Lenda da princesa Zelda afirma que se inspirou na mulher do escritor americano Francis Scott Fitzgerald, Zelda Fitzgerald.

Curiosidade The Legend of Zelda Nostalgia
Imagem/Reprodução: Nintendo Enthusiast

Além disso, o primeiro game do Zelda a chegar às prateleiras não foi em cartucho, mas sim em disquete. Vale lembrar que na época de concepção do Famicom (o famoso e aclamado Nintendo 8 bits japonês) o conceito de videogame e computador eram intimamente ligados.

Por conta disso, o NES japonês possuía um acessório que permitia conectar disquetes ao sistema. Legend of Zelda foi o primeiro jogo para consoles onde o jogador podia salvar o progresso de sua aventura e continuar depois, sem depender de passwords. Para a versão americana, a Nintendo introduziu no cartucho um chip adicional com uma bateria que guardaria o progresso do jogador (sim!).

E você, o que acha do Zelda? Compartilhe nos comentários! 😀

Imagem: The Legend of Zelda

Games
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Games:

Review: Uncharted: The Lost Legacy

Juan de Souza25/08/2017

Review: Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

Juan de Souza04/07/2017

Review: Carros 3: Correndo para Vencer

Juan de Souza22/06/2017

Os 8 bugs mais esquisitos da história dos games

Juan de Souza12/06/2017

Os maiores clássicos do Super Nintendo

Juan de Souza01/06/2017

Nostalgia: Nintendo 64

Juan de Souza12/05/2017