Curiosidades

Os 8 bugs mais esquisitos da história dos games

Bugs, glitches ou apenas erros – não importa como você os chama, às vezes os games vêm com determinados problemas na sua programação devido a inúmeros fatores. Quando um game não se comporta como esperamos, podemos esperar desde risadas não propositais a cenas de puro terror verdadeiro. Um jogo quebrado é possivelmente o pior pesadelo de um desenvolvedor e, principalmente, dos gamers. Como exemplo recente, basta olhar para a tragédia que foi a estreia de Assassin’s Creed Unity em novembro de 2014. Apesar do sucesso dos jogos da franquia da Ubisoft, o game veio muito aquém do prometido para um lançamento muito aguardado.

Em vez disso, o que recebemos de verdade naquele período foi um produto completamente bugado. A Ubisoft, por sua vez, já sanou grande parte dos problemas e até distribuiu outros jogos gratuitos na tentativa amenizar a situação com os seus consumidores. Mas não adiantou muito: as imagens medonhas de personagens do jogo desprovidos de um rosto fizeram a internet rir coletivamente por um bom tempo, imortalizando Unity como um jogo marcado pelos seus bugs, até hoje em 2017.

É bom ressaltar que Assassin’s Creed Unity não foi o único game que sofreu profundamente com glitches diversos. Longe disso. Todavia, vamos rir e chorar um pouco de alguns dos bugs mais terríveis da história dos games nos últimos anos.

Antes de mais nada, não há como negar que Assassin’s Creed Unity é um game bastante bonito, dando total liberdade para explorar a cidade de Paris de dois séculos atrás. No entanto, o jogo veio com uma quantidade inaceitável de bugs, o que inclui os terríveis personagens demoníacos sem o rosto, como mostra uma porção de capturas de tela. Assassinos sem rostos? Olhos flutuando sobre dentes soltos?

Em games de esporte, como o Madden NFL, por exemplo, existem inúmeros problemas, que são até engraçados. Christian Kirksey, um jogador defensivo do Cleveland Browns, às vezes aparecia como um anãozinho no meio do campo. Em vez dos habituais 2,15 metros, o jogo transforma Kirksey em um nanico de quase meio metro. O resultado é impressionante:

Apesar do tamanho, ele é plenamente capaz de segurar os outros players e assegurar aquele touchdown. Seria uma baita desfeita por parte da EA Sports se a situação tivesse ficado por aí, mas Kirksey abraçou a ideia e até desafia os outros jogadores a tentar derrubar o seu titã nanico.

O tão e comentado GTA IV foi o primeiro jogo da série a ser lançado em um console com resolução 720p (HD). Nele, você explorava o submundo do crime de uma Liberty City através de cada passo do protagonista Niko Bellic. Os jogos de mundo aberto da Rockstar sempre tiveram um bug ou outro escondido debaixo do capô, mas certamente temos um favorito nessa lista especial.

Se dirigir seu carro em um dos balanços encontrados nos parquinhos da cidade, você será instantaneamente arremessado pros céus. O resultado você confere a seguir:

A série Elder Scrolls é conhecida por duas coisas: seus ambientes épicos e seus bugs monumentais. Oblivion foi primeiro jogo em 720p (HD) da franquia, lançado inicialmente para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. Um dos seus glitches mais notáveis permitia duplicar qualquer item. Sim, qualquer item. Com esse poder em mãos, por que não duplicar 10 mil melancias idênticas só para ver se a memória do jogo aguenta? Dê uma conferida no vídeo abaixo para ver exatamente esse fenômeno acontecendo.

Não tenho certeza se os fãs de jogos de estratégia e MMOs receberam bem a notícia que Age of Empires seria adaptado para o Nintendo DS no ano de 2006. Apesar de poder ser jogado em qualquer lugar, o game tinha uma quantidade absurda de bugs, incluindo um que inutilizava o seu cartucho completamente. Bastava usar um nome com menos de quatro caracteres no seu perfil para meter o jogo em sérios problemas – a ponto da publisher Majesco ter que colocar um papel em cada caixa com um aviso.

Normalmente, nos avisam para não desligarmos o console enquanto o jogo está sendo salvo, mas em The Age of Kings, esse aviso não adiantava muita coisa, já que o jogo constantemente travava no meio do processo, fazendo com que você perdesse tudo o que tinha conquistado até então. Para tentar amenizar um pouco os comentários do game, veja o trailer abaixo:

A série de skate da Electronic Arts (conhecida EA) trouxe uma nova perspectiva para o gênero, mas o terceiro jogo da franquia foi lançado com uns erros absurdos em sua física aplicada. Dê uma olhada no vídeo abaixo e verá os melhores momentos desse glitch em ação – desde ficar presos em lugares impossíveis até ser “catapultado” com tudo pelo cenário, com nada além do seu skate e vários pensamentos confusos passando pela sua cabeça durante todo o trajeto. Veja abaixo:

O game NBA 2K15 é um dos melhores simuladores de basquete já criados. No game, existem ferramentas que utilizam a câmera do seu PlayStation 4 ou Xbox One para escanear o seu rosto para usá-lo no seu player dentro do jogo. Infelizmente, a ideia foi tão inovadora que não deu muito certo. As fotos tiradas sempre ficam distorcidas por conta da luz do ambiente ou até de um ângulo estranho na hora de escanear.

O resultado dessa inovação fica entre um pesadelo e um dos momentos mais engraçados na história do basquete virtual, transformando o rosto do jogadores em objetos 3D bem estranhos. Confira o resultado abaixo:

O infame L-ao-contrário que aparece em Pokémon Red & Blue quando você propositalmente tenta quebrar o jogo com um série de ações em sequência é certamente o mais famoso de todos os bugs dessa incrível lista. MissingNo é o nome do Pokemon que consegue distorcer os gráficos e até mesmo corromper o arquivo de salvamento do jogo. Mas ele tem suas qualidades também.

Um efeito colateral do encontro com esse Pokemon multiplica magicamente o sexto item no seu inventário, o que permitia ter uma vasta quantidade de itens raríssimos do jogo, como Master Balls e Rare Candies. O bug é certamente mais infame que desastroso, já que o MissingNo. foi provavelmente o primeiro glitch em um jogo grande que muitos jogadores viram na vida. Confira abaixo:

Em sua opinião, qual é o bug mais bizarro da lista? 🙂

Imagem: Den of Geek

Curiosidades
@tfxbrasil

Tenho 18 anos, Fundador & CEO do TFX Startup, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Curiosidades:

Por que o mascote do Linux é um pinguim?

Juan de Souza15/05/2017

Nostalgia: Nintendo 64

Juan de Souza12/05/2017

Benefícios científicos de jogar videogames

Juan de Souza03/05/2017

Deixar o PC ligado muito tempo estraga?

Juan de Souza26/04/2017

Canais no YouTube para aprender Inglês

Juan de Souza05/01/2017

Curiosidade: As cenas reutilizadas da Disney

Juan de Souza18/10/2016