Como registrar um domínio rápido e fácil - TFX
Publieditorial

Como registrar um domínio rápido e fácil

Quem pretende iniciar um projeto na web deve ter noção da importância que é ter um domínio registrado. O domínio, em uma definição bem simples, consiste no seu endereço na internet.

Por isso, para quem quer contar com mais presença online, registrar um domínio (uma ótima dica nossa é com a Hostinger) confere para o seu empreendimento muito mais credibilidade e profissionalismo.

Ao efetuar o registro do seu domínio, o seu endereço na web está devidamente protegido e apenas você passa a ser dono dele, trazendo exclusividade e diferencial para o seu negócio.

Como funciona um domínio

Antes de saber como efetuar um registro de um domínio, vale a pena compreender como é o funcionamento dele, permitindo que as pessoas cheguem até ao seu site.

Sendo assim, é importante salientar que qualquer dispositivo conectado na Internet conta com um endereço de IP. Esse endereço consiste em uma sequência de números.

Essa sequência numérica é única para uma determinada máquina. Nesse caso, é possível aferir que cada servidor possui uma sequência própria de números.

Para evitar o empecilho que seria ter que decorar os números de cada site é que o domínio entra em ação, se mostrando uma identificação prática e eficiente.

A distinção entre domínio e hospedagem

Em alguns casos, muitos iniciantes na web podem até confundir os conceitos de domínio e hospedagem, acreditando que ambos são as mesmas coisas.

Hospedagem, nesse caso, é um recurso que exige a presença de um servidor. Nesse servidor ficam armazenados os arquivos e os bancos de dados dos sites.
Um domínio consiste em um atalho rápido que permite qualquer usuário ter condições de se conectar ao seu site. Ou seja, ele é o endereço.

A escolha adequada de um domínio

Quem está iniciando um determinado empreendimento envolvendo a internet, deve ter em mente que a contratação de um domínio será obrigatória. Mas como efetuar uma boa escolha de domínio?

Pela sua importância para o sucesso do negócio, é essencial que a opção por um domínio seja feita levando em consideração alguns aspectos relevantes. São eles:

Pesquise antes

Na hora de escolher um domínio, pesquise bem as características do seu nicho de atuação. Dessa maneira você vai ter condições de optar por ideias originais e coerentes com o seu projeto.

Nome de fácil memorização

Esse é um ponto fundamental para a escolha adequada de um domínio. É muito importante que o nome seja curto e fácil de lembrar.

Desse modo é mais fácil fazer com que as pessoas memorizem o nome do seu site, consolidando o seu negócio na mente do seu público.

Além disso, para um projeto na web ter o sucesso e a longevidade que você espera, a escolha por nomes extensos e formados por palavras difíceis compromete o seu êxito.

A extensão mais indicada

Hoje em dia há a possibilidade de contar com vários tipos de extensão de domínio. No entanto, as mais indicadas, por já serem conhecidas pelo público em geral, são o “.com” e o “.com.br”.

É óbvio que existem outros tipos de extensões caso o perfil do seu negócio exija, tais como “.net”, “.shop”, “.life”, “.xyz” e mais uma série de alternativas.

Como registrar um domínio

O registro de domínio é uma tarefa bem simples. E para realizá-lo é necessário seguir alguns passos básicos. Vamos ver quais são?

Para domínios brasileiros (.com.br)

Acesse o site Registro.br, que é a instituição autorizada para esse fim. Em seguida é necessário efetuar uma pesquisa sobre o domínio desejado. Depois você deve clicar em “registrar” caso estiver de acordo.

Caso você ainda não seja cadastrado no site, é necessário preencher um cadastro. Por fim, você receberá um e-mail relacionado ao status do seu pedido. Além disso, é necessário acompanhar as instruções de pagamento contidas no e-mail.

Registro de domínio na Hostinger

A Hostinger também efetua o registro de domínios e é uma empresa autorizada pelo ICANN e conta com uma ampla experiência em serviços de web hosting.

No próprio site da Hostinger você está apto a efetuar uma pesquisa sobre as possibilidades de domínios nacionais e internacionais. Ali você encontra opções de preços e extensões.

Para efetuar o seu registro pela Hostinger você deve acessar o site e procurar pela página que aborda a questão de registros. Sendo assim, os passos seguintes são:

1º passo: Decidir qual o domínio você deseja. Após decidir, você clica na opção “adicionar ao carrinho” e em seguida na alternativa “comprar”. Depois você terá a possibilidade de escolher o período de registro do domínio.

2º passo: O passo seguinte é escolher a forma de pagamento que você considerar mais conveniente. Além disso, fique atento também aos procedimentos de renovação do seu domínio.

3º passo: Após optar pela forma de pagamento, acesse o seu painel de controle e clique na opção “plano” e insira os dados de cadastro do domínio. Finalize e inicie o seu projeto na web.

Conclusão

Seja qual for o seu projeto na internet, é importante ter um domínio registrado. É assim que o seu público vai chegar até você e a sua marca vai ganhar credibilidade.

Portanto, não fique para trás quando o assunto é criação de site e negócios na internet, pois ter um domínio próprio é literalmente ter domínio do seu empreendimento.

Publieditorial

Para demonstrar a nossa transparência, informamos que esse post é patrocinado.

Veja também outras matérias relacionadas a Publieditorial:

Steel Frame – Uma Tecnologia Inovadora

Publieditorial01/06/2016

JotForm – Crie formulários em minutos!

Publieditorial20/05/2016

As melhores ofertas da Black Friday

Publieditorial27/11/2015

Spider.ad – Ganhe dinheiro com o seu site ou blog!

Publieditorial09/03/2013