Games

Review: Forza Horizon 4

Chegou! “Forza Horizon 4” é o novo jogo da famosa e aclamada franquia de corridas para Xbox One e PC. Nele os jogadores partem para um fictício Reino Unido, onde participam de centenas de corridas na competição que dá nome ao título. Mas será que a fórmula ainda funciona? Será que o Forza Horizon 4 cumpriu a lição de casa e consegue superar nossas expetativas como gamer de paixão? Descubra!

Forza Horizon 4 Xbox One X
Imagem/Reprodução: Microsoft Studios

Por sinal, o game “Forza Horizon 4” leva você para uma incrível competição em uma região que é literalmente apaixonada por velocidade em massa. Dessa vez, a região é o Reino Unido, mesmo que representado de uma forma fictícia em um mapa reduzido, ainda sim consegue passar a sensação de estarmos disputando provas nas mais belas estradas do mundo. Para os pilotos de longa data, como eu, o início do jogo é praticamente o mesmo das versões anteriores.

O bacana é que no game você começa como um total desconhecido no meio de tantos talentos, e aos poucos precisa provar o seu potencial, seja vencendo provas, disputando desafios contra outras máquinas inusitadas que você descobrirá ao longo de toda a carreira, ou até mesmo se arriscando em manobras radicais como um bico de dublê. Embora manjada, a proposta cai como uma luva para o game. Várias melhorias em relação ao Forza Horizon 3 foram feitas, e em termos gráficos e jogabilidade, Horizon 4 não deixa a desejar em nenhum momento.

Forza Horizon 4 Xbox One X
Imagem/Reprodução: Microsoft Studios

Além disso, dessa vez a grande promessa de Forza Horizon 4 é justamente apresentar as quatro estações do ano que temos na vida real de uma forma nunca antes vista em um jogo de corrida arcade. Cada uma delas traz características bem distintas, tanto na parte visual, quanto na sua jogabilidade. Com as corridas em pleno verão, meu carro se comportava melhor na pista, com muito mais aderência.

Para se ter uma ideia, durante o período de estação inverno, a sensação é a de estar pilotando em cima de uma banheira ensaboada. E a forma com que isso é inserido do jogo não tira a mescla de jogabilidade arcade com simulação que ele propõe o tempo inteiro. Por exemplo, ainda sim é possível usar seus oponentes como parede, ou se chocar sem medo de danificar seu carro, enquanto busca um traçado menos ousado para se manter na pista. É uma verdadeira aventura.

Forza Horizon 4 Xbox One X
Imagem/Reprodução: Microsoft Studios

Na prática, o sistema de corridas em Forza Horizon 4 se mantém idêntico como nas outras versões da franquia Horizon e também o Motorsport. É preciso percorrer as estradas para participar de provas como corridas em circuitos predeterminados, corridas de uma ponta a outra, e desafios contra o tempo. Para navegar pelo enorme mapa, existe a possibilidade de usar as famosas viagens rápidas, que por sua vez, precisa ser comprado posteriormente.

Além dos festivais tradicionais, elas ficam situadas em casas, onde você precisar “comprar” a residência para ter o ponto de marcação. Nelas você também encontrar algumas opções como personalização do seu avatar. Essa por sua vez agora traz elementos inseridos em Forza Motorsport 7, como chapéus, botas, roupas e trajes engraçados. Vale a pena conferir!

Forza Horizon 4 Xbox One X
Imagem/Reprodução: Microsoft Studios

Ainda assim, as maiores novidades lançadas ficam por conta da inclusão de novas corridas online. Entre elas, há uma prova entre equipes de seis corredores cada, onde para vencer não basta chegar na frente, mas sim conquistar mais pontos de habilidades, com manobras arriscadas pelos percursos. Apesar de alguns lags pelo caminho, achei de longe a mais divertida de todas.

O modelo do sistema Forzathon também está presente no novo game. Para quem não tem tanta familiaridade com essa modalidade, ele traz desafios variados com um determinado período para serem concluídos. Pelo menos em Forza Motorsport 7, muitos dos itens raros de personalização eram conquistados por ele. Durante minha análise, posso constatar que gostei muito de algumas mudanças pontuais em relação ao Horizon 3, que tiveram uma gama extensa de mudanças.

Forza Horizon 4 Xbox One X
Imagem/Reprodução: Microsoft Studios

Outro aspecto que eu havia mencionado no review de 2016 do Horizon 3, desde o primeiro Horizon, a franquia Forza fez questão de estabelecer uma linha divisória entre o título de mundo aberto e sua franquia tradicional: Motorsport. Enquanto o primeiro aposta em uma jogabilidade mais arcade e menos compromissada com o realismo (cliché, eu sei), o outro foca cada vez mais na simulação, brigando com jogos como Project Cars e Gran Turismo.

Contudo, posso constatar com propriedade que a nova versão da franquia Horizon consegue estabelecer uma jogabilidade bem mais balanceada nesse capítulo. Embora o foco ainda seja o arcade, com carros colidindo a todo momento sem que isso influencie na velocidade ou durabilidade, ainda sim não é tão artificial como seus principais concorrentes no mercado atualmente.

Análise pt-BR de Forza Horizon 4 Xbox One X
Imagem/Reprodução: Microsoft Studios

Em “Forza Horizon 4“, os gráficos estão lindos, merecendo grandes elogios em relação a composição dos carros. Externamente, cada detalhe está presente, até mesmo quando novas peças são devidamente adicionadas. E internamente, é impressionante a quantidade de detalhes na visão interna dos veículos. Desde a simplicidade de modelos mais comuns, até a extravagância dos mais caros, com volantes personalizados e um painel revestido com uma camada de couro.

Além disso, há vários efeitos de iluminação com exemplo definitivo e também dão um show à parte. São detalhes, mas que fazem total diferença de fato. Um reflexo do sol batendo no vidro, ou os elementos externos do cenários sendo refletidos no carro são de deixar o queixo caído. Se a Microsoft Studios junto com a Turn 10 Studios queria um jogo para mostrar o potencial do seu mais recente console, Forza Horizon 4 será o melhor jogo da história dos videogames até o presente momento (2018) do gênero corrida arcade.

Nossa Opinião
  • 10/10
    Gráficos - 10/10
  • 9.7/10
    Interface - 9.7/10
  • 10/10
    Jogabilidade - 10/10
  • 10/10
    Funcionalidades - 10/10
  • 10/10
    Diversão do Jogador - 10/10
9.9/10

Conclusão

O game “Forza Horizon 4” não é só um dos melhores games de corrida já feitos da história, como também o mais belo game da atual geração de consoles, especificamente uma boa experiência no Xbox One X (o qual eu utilizei para produzir este review na íntegra).

O game conta também com uma excelente jogabilidade que mantém a pegada mais “arcade”, tão adorado pelos players da franquia Horizon mesclando alguns elementos de simulação, o título consegue entreter durante horas e horas com provas variadas sob as mais diversas condições climáticas, tudo isso inserido em um cenário encantador.

Excelente recomendação para os gamers! =)

E você, qual a sua opinião sobre o Forza Horizon 4? Compartilhe a sua opinião conosco!

Imagem: Xbox

Games

Tenho 19 anos, Fundador & CEO do TFX Startup International, uma empresa com produtos, serviços e projetos inovadores. Meu primeiro empreendimento foi aos 10 anos utilizando conexão dial-up (discada).

Veja também outras matérias relacionadas a Games:

Review: Mega Man 11

Juan de Souza14/10/2018

Cobertura BGS 2018: Confira as novidades!

Juan de Souza10/10/2018

Review: Shadow of the Tomb Raider

Juan de Souza15/09/2018

Xbox Game Pass é repaginado completamente. Confira!

Juan de Souza01/08/2018

Vale a pena jogar o No Man’s Sky Next?

Juan de Souza29/07/2018

O que achamos do Nintendo Switch? Vale a pena?

Juan de Souza19/07/2018